Arquivo

“Mexa-se” para combater o sedentarismo

Instituto do Desporto de Portugal lança programa para promover a saúde pública

“Mexa-se” é o nome do Programa Nacional de Promoção da Actividade Física e Desportiva que o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) está a lançar junto das câmaras municipais e das associações de diversas modalidades. Uma finalidade prioritária é combater o sedentarismo sob o lema “Não fique parado. Pela sua saúde”.

«O grande objectivo é terminar com o sedentarismo», assume António Araújo, delegado distrital do IDP, sublinhando o problema de «sermos tradicionalmente uma sociedade extremamente sedentária». Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, mais de dois milhões de mortes nos países desenvolvidos são atribuídas ao sedentarismo. «A vida actual, sobretudo nos grandes centros, é propícia ao sedentarismo. É o estar sentado no local de trabalho, o chegar a casa, faltam algumas dinâmicas no sentido de consciencializar e prevenir», salienta. De resto, «quanto mais investirmos na prevenção, mais iremos beneficiar daqui a uma geração ou duas», assegura. Sem definir nenhuma faixa etária em especial, Araújo sempre adianta que a terceira idade, a «grande massa do sedentarismo», é uma das «prioridades». O “Mexa-se” foi lançado em Outubro pela Secretaria de Estado do Desporto e pelo IDP, estabelecendo como «parceiros prioritários», nesta primeira fase de apresentação, as autarquias, indica Araújo. O delegado distrital do IDP contactou em Outubro todas as câmaras do distrito da Guarda no sentido das edilidades «tentarem aproveitar alguns recursos que vão ser disponibilizados», sendo que algumas já promovem actividades como o BTT ou as caminhadas, «que podem vir a integrar-se num programa deste tipo», considera.

Neste momento, algumas autarquias já manifestaram interesse em «abraçar o programa e enquadrar actividades que já desenvolvem no mesmo», assevera. António Araújo quer «protocolar e captar o máximo» de municípios para o “Mexa-se”, de forma a que, no final do ano, possa dar um «”feed-back”» ao IDP quanto à noção «a nível distrital e nacional dos meios» que o programa vai implicar. Outra intenção do Instituto de Desporto é «contactar» as associações de modalidades, bem como outras instituições, como a Associação de Jogos Tradicionais e o Clube de Montanhismo da Guarda, que «têm dinâmicas próprias importantes» e que são «potenciais parceiros» para o programa. Para além do material de divulgação e promoção do programa, o IDP vai ainda disponibilizar formação, em colaboração com as universidades, no âmbito da Educação Física.

Sobre o autor

Leave a Reply