Arquivo

Melhora indicador de atividade industrial da zona euro

Pela primeira vez desde há dois anos, o índice PMI da Markit aponta para uma expansão industrial na zona euro em julho. Pior situação na Grécia e agravamento em Espanha.

O índice da atividade industrial na zona euro subiu para 50,3 pontos em julho, situando-se acima da linha de água de 50 pontos que separa a expansão da contração na indústria. É a primeira vez que isso sucede desde há dois anos, segundo os dados hoje divulgados pela Markit.

O índice tem a designação em inglês de Purchasing Managers Index, ou PMI no acrónimo. É um indicador da situação da atividade industrial a partir de cinco variáveis: novas encomendas, nível de inventário, produção, entregas de fornecedores, e ambiente de emprego. O índice pode ser consultado no site da Markit .

O PMI revela uma melhoria em relação a junho, quando registou 48,8 pontos, abaixo da linha de expansão. O valor de julho é a melhor pontuação desde que se registaram 50,4 pontos em julho de 2011.

Zona euro a duas velocidades

Esta melhoria global na zona euro em julho encobre, no entanto, situações muito diversas nas suas principais economias e entre alguns dos periféricos.

A atividade industrial expandiu-se nos casos da Irlanda (cujo índice PMI subiu de 50,3 pontos em junho para 51 pontos em julho), da Holanda (que subiu de 48,8 para 50,8 pontos), de Itália (que subiu de 49,1 para 50,4 pontos) e da Alemanha (que subiu de 48,6 para 50,7 pontos). No caso da Irlanda, a expansão industrial prossegue pelo segundo mês consecutivo. No caso da Alemanha, Holanda e Itália, a situação passou da zona de contração para a de expansão industrial. A maior subida registou-se com o índice alemão.

A situação melhorou em França, com o PMI a subir de 48,4 pontos em junho para 49,7 pontos em julho, mas a atividade continua ainda na zona de contração. O mesmo sucedeu na Grécia, em que o PMI subiu de 45,4 para 47 pontos naquele período. A situação grega continua, contudo, a ser a pior entre estes países membros da zona euro.

Um agravamento da situação verificou-se no caso de Espanha. O PMI para a atividade industrial espanhola desceu de 50 pontos em junho para 49,8 pontos em julho, uma descida ligeira que empurrou Espanha para a zona de contração industrial.

Sobre o autor

Leave a Reply