Arquivo

Mastiksoul e Orelha Negra cabeças-de-cartaz na Semana do Caloiro

Festa académica da Guarda arranca na segunda-feira e termina no domingo

O Bar Bacalhau e o Estádio Municipal da Guarda vão ser palco de mais uma Semana do Caloiro, organizada pela Associação Académica da Guarda (AAG). Os destaques deste ano são Mastiksoul e os Orelha Negra, que se estreiam na cidade mais alta. A festa dos estudantes decorre entre segunda-feira e domingo.

Mastiksoul é um dos dj’s mais badalados da atualidade, contando com mais de duas décadas de estrada, produções e sucessos no género musical house, o que tem levado este português a ser distinguido como um dos melhores produtores do seu género a nível mundial. O dj sobe ao palco do pavilhão do Estádio Municipal no sábado, dia também marcado pelo batismo dos caloiros e desfile por algumas ruas da cidade. Por sua vez, os Orelha Negra trazem a energia do hip-hop, onde as influências da música negra – como o jazz, o funk ou o soul – são presença assídua. Sam The Kid, DJ Cruzfader, Fred Ferreira, Francisco Rebelo e João Gomes compõem o grupo, que pisou os palcos nacionais em conjunto, pela primeira vez, na digressão de Sam The Kid em 2008. O grupo atua na sexta-feira.

O guardense DJ Nudge abre as hostilidades no Bar Bacalhau, na segunda-feira, numa noite dedicada à música eletrónica. O espaço volta a receber os estudantes na terça-feira, desta vez para a “Festa do Azeiteiro” e um baile animado por Ângelo Brás. Já na quarta-feira é a vez da festa se mudar para o palco do Estádio, onde atuam os Dona Branca, Banda Red e os DJs Pregus a Fundo. A animação segue na quinta-feira com os ritmos e “provocações” do grupo local À Meia-noite nas Eólicas, Banju com Moisés (dos Quinta do Bill), os sons quentes dos Canta Brasil e DJ Left. Além dos Orelha Negra, sexta-feira é dia de subir ao palco a Egitúnica – Tuna Feminina do IPG, os Coolplay – tributo aos Coldplay e os DJs USS Project. O último dia de concertos no Estádio Municipal, que tem como ponto alto a atuação de Mastiksoul, conta com a Copituna D’Oppidana, os The Undercovers e DJ Keey.

O presidente eleito da AAG disse a O INTERIOR que «dentro da situação económica que vivemos é o cartaz possível, mas mesmo assim penso que é muito bom». O orçamento da Semana do Caloiro ronda os 50 mil euros, sendo que «trazemos dois grandes nomes que nunca cá tinham vindo: Mastiksoul e Orelha Negra», evidencia Sérgio Machado.

Sara Quelhas

Sobre o autor

Leave a Reply