Decorreu no passado dia 4, em Portalegre, o Granfondo São Mamede, que contou com a presença de 700 participantes de todo o país e de Espanha.
Com um percurso inicial muito rolante, o pelotão chegou a registar andamentos médios da ordem dos 50 quilómetros/hora, mas tudo mudou depois de Arronches com as primeiras dificuldades montanhosas e o aparecimento do vento. Estas circunstâncias foram aproveitadas por Toni Ferreira, da equipa guardense Marques & Pereira/Garbike/Os Beirões, para fazer a fuga do dia. Apesar das várias tentativas das equipas adversárias, o corredor andou isolado durante 70 quilómetros e só nas subidas finais foi alcançado por um grupo de perseguidores, onde seguia o colega de equipa João Mariano. Na meta, o vencedor foi decidido ao sprint com a vitória a sorrir ao representante da Marques & Pereira/Garbike/Os Beirões, que suplantou Nuno Manso (Asfic) e Sérgio Valente, segundo e terceiros classificados, respetivamente. João Mariano venceu com o tempo de 4h48m33s e Toni Ferreira, o protagonista do dia, terminou na quinta posição a três minutos do primeiro.
Pedro Pereira (8º), Bruno Fernandes (10º), Marco Melo (24º), Carlos Sacadura (46º) e Fernando Mendes (54º) foram os restantes elementos da Marques & Pereira/Garbike/Os Beirões a terminar. Por classes, João Mariano venceu também os masters 30, Toni Ferreira foi terceiro em Masters 40 e Pedro Pereira quarto em Masters 30. Coletivamente, a equipa da Guarda foi a grande vencedora. Na prova de 100 quilómetros, Ricardo Simão foi 36º, Luís Marques 58º e 5º Master 50 e Luís Rodrigues 59º. Entretanto, o 38º Grande Prémio ABIMOTA, prova reservada aos corredores de elite e sub-23, corre-se na região por estes dias. Hoje, a primeira etapa liga Proença-a-Nova a Belmonte (147 quilómetros) e amanhã o pelotão parte de Penamacor em direção ao Sabugal (144,5 quilómetros). No sábado a terceira etapa será entre Almeida e Manteigas (171,2 quilómetros) e no domingo a prova termina em Águeda, após 176,4 quilómetros desde Gouveia.