Arquivo

Mário Cláudio em destaque este mês

Colóquio no dia 12 vai analisar a questão da Portugalidade na obra do escritor

Mário Cláudio – pseudónimo do escritor português Rui Manuel Pinto Barbot Costa (1941) – é o autor em destaque este mês na Biblioteca Municipal Eduardo Loureço (BMEL), na Guarda.

O escritor e a sua obra, que inclui ficção, poesia e teatro, serão o tema de um colóquio no dia 12. Mário Cláudio e vários estudiosos, como Miguel Real e João Malaca Casteleiro, entre outros, participam neste encontro que analisará preferencialmente a questão da Portugalidade, uma temática que tem invadido a agenda reflexiva de vários intelectuais e do multipremiado escritor do Porto. No dia 20, António José Dias de Almeida apresenta o livro “O Suave e o Negro”, de Manuel Monteiro. O autor estreou-se no DN Jovem e venceu diversos prémios literários, entre os quais o recente “Novos Talentos FNAC Literatura” (2012). É também autor do livro “Demanda ou a cor nunca vista”. Dois dias depois abre a exposição de caricaturas “Entrelinhas”. Até 31 de maio, podem ver-se obras do famoso caricaturista português António Antunes, composta por 52 caricaturas de escritores portugueses e estrangeiros e de três artistas plásticos.

Também no dia 22, o cientista Fernando Carvalho Rodrigues apresentará o próximo livro de poesia de Américo Rodrigues, “O ponto cego” (edição Bosq-íman:os livros). Já para comemorar o “Dia Mundial do Livro”, que se assinala a 23 de abril, a BMEL realizará visitas ao “Hospital dos Livros”, que funciona na sala de encadernação e restauro. Ali estão livros rasgados, riscados, sujos e descolados que vão ser alvo de tratamento. Nesse dia, alunos da Secundária da Sé e do Agrupamento de Escolas da Área Urbana da Guarda comemoram a efeméride durante a manhã com uma arruada de leituras nas ruas da cidade. Trata-se da iniciativa que não foi possível realizar, devido ao mau tempo, no passado 8 de março durante a “Semana da Leitura da BMEL”.

Abril termina com as III Jornadas Ibéricas “A Criança e a Leitura”, organizadas pelo CEI e a BMEL, em colaboração com a Fundación Germán Sánchez Ruipérez (Salamanca). A iniciativa é dirigida a professores, educadores de infância, promotores de leitura, pais e público em geral com vista ao debate e intercâmbio de experiências na promoção da leitura e da literatura infantil.

Sobre o autor

Leave a Reply