Arquivo

Marcos Farias Ferreira exibe “La Toma” na Guarda

Guardense realizou documentário sobre pequena comunidade da Nicarágua

Marcos Farias Ferreira, colunista de O INTERIOR, apresenta amanhã à noite no TMG o documentário “La Toma”, que realizou na Nicarágua em 2010.

O filme foi estreado no Panorama 2012 – Mostra do Documentário Português, em Lisboa, no passado mês de abril. Marcos Farias Ferreira é natural da Guarda e investigador do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa, “La Toma” conta a história de uma ocupação de terrenos privados na zona de La Chiriza, uma das periferias da cidade de Estelí. Os seus novos moradores organizam-se e procuram legalizar o reclamado direito à propriedade, isto 30 anos após a revolução e numa altura em que, com o regresso dos sandinistas ao poder, a propriedade e a sua legalidade são contestados diariamente e estão no centro das desigualdades e tensões sociais. O documentário mostra a criação de uma nova comunidade, as suas formas de organização social e a luta diária por uma vida digna.

«“La Toma” é a história de quem pouco possui mas não desiste de um futuro melhor. Dá-nos a conhecer os povoadores e as suas histórias, os seus sonhos e esperanças, os receios e as dificuldades. E a busca persistente pelos bens públicos básicos, como a água potável, a eletricidade e a educação, acompanhando as tarefas dos voluntários da ONG (Organização Não Governamental) GVI Phoenix Nicaragua», refere a produção. O realizador participa depois da sessão numa tertúlia com o público. Este é o quarto documentário de Marcos Farias Ferreira, que já realizou “Microcosmo” (2011), “Buenos Aires” (2012) e “Revolusión”, que será estreado no próximo ano.

Marcos Farias Ferreira exibe “La Toma” na
        Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply