Este fim-de-semana a Guarda é o palco de um corropio de líderes políticos e governantes. A presidente do PSD é a primeira a marcar presença, regressando à cidade quase um ano depois da campanha interna que a levou à liderança do maior partido da oposição. No sábado, Manuela Ferreira Leite almoça com os militantes e dirigentes locais no Hotel Vanguarda.
No domingo, o dia começa com a visita de Ilda Figueiredo, novamente cabeça de lista da CDU às europeias. A actual deputada do Parlamento Europeu é visita frequente ao distrito, mas desta vez está na cidade para acções de pré-campanha. Depois de contactar com a população no centro da Guarda, a candidata almoça com apoiantes no restaurante da Pensão Aliança. Por sua vez, o PS joga alguns “trunfos” com a realização do fórum “Novas Fronteiras”, subordinado aos “Desafios para um Portugal Moderno”. A sessão decorre durante a tarde no Hotel Turismo e destina-se a «construir uma rede permanente de relações entre personalidades destacadas da nossa região», adianta em comunicado a Federação do PS da Guarda. O objectivo é «mobilizar sectores alargados da sociedade no distrito, que não desenvolvam uma actividade política ou partidária regular», para reflectir sobre o distrito e o desenvolvimento da região.
João Almeida Santos é o coordenador distrital deste fórum, em que participarão o ministro da Agricultura, Jaime Silva; Paulo Campos, secretário de Estado Adjunto e das Obras Públicas; e Maria João Rodrigues, consultora especial da União Europeia para a Agenda de Lisboa e membro do Conselho Coordenador Nacional das Novas Fronteiras. Outros oradores da tarde serão o professor catedrático do Instituto Superior Técnico Luís Tadeu, que falará sobre “As Plataformas logísticas como motor de desenvolvimento”, Alfredo Marques, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), a propósito das “Oportunidades do QREN”, e Joaquim Valente, autarca anfitrião.