Arquivo

Manteigas desenvolve programas de recuperação e de formação

Município serrano criou vários programas de desenvolvimento local

A Câmara de Manteigas anunciou recentemente um conjunto de programas de valorização do parque habitacional e do património do concelho, a par de acções de valorização dos recursos humanos, com vista ao desenvolvimento local. O vice-presidente da autarquia, José Manuel Cardoso, explicou estar em curso um Programa Especial de Recuperação de Imóveis Degradados, com particular incidência no centro histórico da vila, que financia, até 7.500 euros, obras de acabamentos exteriores, redes de águas e esgotos e outras infra-estruturas.

Esta iniciativa visa «proporcionar mais qualidade de vida à população, ao mesmo tempo que é beneficiado o património construído», referiu. Sobre o centro histórico de Manteigas, José Manuel Cardoso disse existirem vários imóveis degradados pertencentes a pessoas que ali não residem, o que dificulta a efectiva recuperação da zona antiga, uma vez que estes edifícios não são abrangidos pelo programa que apoia apenas imóveis de residentes. Os financiamentos são atribuídos de acordo com o rendimento anual bruto dos agregados familiares. Outro programa apoia a reparação do reboco e pintura de fachadas, variando as ajudas entre os cinco euros por metro quadrado, no caso de se tratar apenas de pintura, e de 7,50 euros, no caso de ambos trabalhos.

O município está também a desenvolver o programa “Manteigas (em) Movimento”, que prevê a realização de um “Estudo de caracterização sócio-económica e cultural” para identificar «potencialidades e constrangimentos ao seu desenvolvimento e apontar pistas e soluções». E inclui acções de informação e sensibilização para incremento do espírito associativo e empresarial, divulgação e promoção de produtos regionais e ainda acções de animação e dinamização sócio-cultural. Outra acção, designada por “Clube de Ideias”, visa a «promoção do gosto pela educação e pela aprendizagem, realização de oficinas de pintura, reciclagem de papel, fotografia, informática e Internet e o fomento da participação e a capacidade crítica e criativa». Já a iniciativa “Descobrir a Natureza” procura incentivar a prática do desporto e o gosto pela natureza, a sensibilização e educação ambiental, enquanto o projecto “Criar, Aprender e Ensinar” visa a auscultação e o diagnóstico das necessidades e potencialidades dos indivíduos, realizar oficinas diversas (bordados, pintura, costura, entre outras), desenvolver competências e promover a empregabilidade. A Câmara está ainda a realizar o projecto “Desenvolver Competências em Manteigas”, no âmbito do Programa Operacional Sociedade de Informação, tendo como objectivo a Certificação de Competências Básicas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a disponibilização do Diploma de Competências Básicas (DCB) em Tecnologias de Informação através de acções de formação específicas.

Sobre o autor

Leave a Reply