Arquivo

Manteigas carimba passaporte para a final em tempo de compensação

Campeões distritais ganharam pela margem mínima no terreno do Desportivo de Trancoso

Já campeões distritais, o Manteigas foi a Trancoso garantir a passagem à final da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG) ao vencer por 1-0 graças a um golo marcado já no período de compensação.

Com um tempo primaveril e as bancadas muito bem compostas, as duas equipas entraram em campo decididas a marcar presença na final da competição. Logo de início, os manteiguenses deram a entender que queriam seguir em frente, rumo à “dobradinha”, mas apesar disso deram o controlo das operações aos locais. Uma atitude bem pensada pelo técnico Nando Ribeiro que, ao enveredar por esse caminho, obrigava o Trancoso a fazer as despesas da partida e com isso tirava partido da melhor condição física dos seus atletas, situação que não tardou a vir ao de cima. Apesar dos locais até terem entrado melhor, o que é um facto é que os visitantes cedo controlaram o encontro e eram, sem dúvida, os mais perigosos em campo, deixando por várias vezes em alerta Cobra e seus pares.

O intervalo chegou com o nulo no marcador a espelhar o que até então se passava. De regresso para a etapa complementar, o Trancoso voltou a entrar mais pressionante, mas rapidamente os manteiguenses passaram à ação, tomando novamente conta dos acontecimentos, tendo criado vários lances de perigo. Mas Cobra negou o golo aos visitantes por diversas vezes. Com poucas opções no banco, José Pinto nada podia fazer e, à medida que o tempo passava, o Manteigas criou mais perigo junto da baliza trancosense. Mas foi em tempo de compensação que Rúben Nogueira, depois de alguma confusão na área, conseguiu faturar e levar os serranos para a final da Taça.

Após o jogo, Nando Ribeiro era um homem satisfeito com o resultado e deu a entender que a sua equipa tudo vai fazer para conquistar o troféu e juntá-lo ao título de campeão distrital. Por sua vez, apesar de desiludido, José Pinto felicitou o adversário, não deixando também de enaltecer o trabalho dos seus atletas que tudo tentaram, «apesar das dificuldades, para contrariar aquela que é a melhor equipa do distrito». O trio de arbitragem, liderado por Paulo Dias, esteve bem num jogo em que também os atletas lhe facilitaram o trabalho.

Fernando Araújo

Rúben Nogueira, ao centro, fez o único golo do jogo

Sobre o autor

Leave a Reply