Arquivo

Manteigas cada vez mais líder

Equipa de Nando Ribeiro venceu o Gouveia por 2-0 e alargou a vantagem na frente do Distrital para nove pontos

No jogo grande da 11ª jornada da Iª Divisão Distrital da Guarda, o líder Manteigas recebeu e venceu o Gouveia, segundo classificado, num dérbi que prometia emoções fortes, até porque envolvia duas equipas ainda sem qualquer derrota no campeonato.

As formações entraram no jogo um pouco a medo, tentando adaptar-se ao esquema tático uma da outra, pelo que os primeiros minutos da partida decorreram sob uma toada morna. Só aos 23’ surgiu o primeiro lance de perigo, protagonizado pelo manteiguense Ruben, que, depois de passar por dois adversários, atirou forte para defesa instintiva de Rui Neves. Cinco minutos depois, os locais chegaram mesmo ao golo. Ricardo fugiu pela direita e, ainda fora da área, desferiu um forte remate que entrou junto ao ângulo superior da baliza gouveense. Em desvantagem, os visitantes tentaram correr atrás do prejuízo, mas estiveram desinspirados no ataque. O primeiro remate digno desse nome à baliza de Nuno Morais aconteceu apenas aos 41’, num cabeceamento de Octávio que saiu por cima. Já a única ocasião de verdadeiro perigo criada pelo Gouveia na primeira parte surgiu sobre o intervalo, num livre direto cobrado por Pinheiro a que Nuno Morais correspondeu com a defesa da tarde.

No regresso dos balneários, o jogo decaiu de qualidade. Os visitantes não conseguiam criar perigo, enquanto os locais procuravam sobretudo segurar a vantagem, apostando ocasionalmente no contra-ataque. No primeiro lance digno de nota do segundo tempo, aos 65’, Batista foi o exemplo da desinspiração gouveense ao cabecear por cima à boca da baliza na sequência de um livre. Na resposta, Quelhas e Ricardo ensaiaram remates de meia distância, mas sem consequência. O encontro continuou em ritmo baixo e com poucas situações de realce até ao final do tempo regulamentar. Contudo, depois dos 90’, o Manteigas pareceu espevitar e criou várias oportunidades de golo nos seis minutos de compensação concedidos pelo árbitro. Aos 91’, Vaz Alves e Fábio Nogueira combinaram entre si na área gouveense, com este último a atirar para fora quando tinha tudo para faturar. No minuto seguinte foi Ruben a aparecer sozinho na área, mas sem conseguir desfeitear Rui Neves. O segundo golo dos locais adivinhava-se e surgiu aos 93’, quando Ricardo bisou na cobrança de um livre direto, rematando forte e colocado para um golo de belo efeito. O resultado final premeia a eficácia do Manteigas num jogo fechado e com poucas oportunidades, enquanto o Gouveia, sem jogar mal, foi incapaz de criar lances de perigo. O trio de arbitragem teve um trabalho positivo.

«O campeonato ainda não está ganho»

A vitória por 2-0 frente ao Gouveia deixa o Manteigas mais confortável na liderança do Distrital, com 9 pontos de vantagem sobre o segundo classificado e 11 sobre os gouveenses.

Para Nando Ribeiro, é «uma boa vantagem», mas o técnico do Manteigas avisa que «o campeonato ainda não está ganho». «Não vamos embandeirar em arco, para não pensarmos que o título está garantido», acrescentou. O treinador disse ser imperativo «manter os níveis de trabalho e de humildade» e recordou que «ainda nem sequer fizemos pontos para assegurar a manutenção, só quando os conseguirmos é que vamos pensar em ganhar o campeonato». Relativamente ao jogo com o Gouveia, Nando Ribeiro destacou a «boa exibição» da equipa frente a um adversário «com um futebol mais direto e uma maior capacidade física, mas que soubemos contrariar». «Estivemos ao nosso melhor nível, fizemos um grande trabalho coletivo e fomos superiores na raça e na atitude», considerou o técnico, acrescentando que «o resultado acaba por ser escasso» face às oportunidades criadas pelo Manteigas.

Fábio Gomes Ricardo, vigiado por Fábio Matos, marcou os dois golos do encontro

Manteigas cada vez mais líder

Sobre o autor

Leave a Reply