Arquivo

Mais um passo…

O INTERIOR.TV

A imprensa, tal como a conhecíamos, «acabou» e hoje todos os jornais são obrigados a pensar novas dinâmicas, a lançar novos produtos, a definirem novos reptos…

A imprensa está a viver um tempo de dúvidas e dificuldades. Entre a informação online – sem um modelo de negócio (nenhum portal de internet tem receitas que lhe permitam sobreviver), nem um modelo de produtos e conteúdos – o mundo da comunicação vive grandes mudanças.

Neste cenário de contrariedades no jornal O INTERIOR temos procurado resistir e evoluir.

Resistir à quebra de receitas, próprias de um tempo de crise. Resistir à tentação de imutabilidade, de status quo, de satisfação pelo conquistado.

ointerior.pt

Assim, apostamos editorialmente na informação, na opinião e no design. Na internet renovámos integralmente o www.ointerior.pt de forma a estarmos entre os melhores jornais online – mesmo tendo a noção de que é um custo, mas relevante estrategicamente. Ao longo de pouco mais de nove anos fomos consequentes com os objectivos a que nos propusemos no primeiro momento: construir um jornal regional de referência, que informasse e fizesse a ponte entre o Norte e o Sul da Beira Interior, que aproximasse as cidades da Guarda e da Covilhã – e ganhámos esta aposta, hoje as duas cidades vizinhas já se conhecem e têm muitos projectos em comum, também com a ajuda de O INTERIOR…

ointerior.tv

Porque continuamos a acreditar neste projecto editorial – com a mesma ilusão e sentir de sempre – apostamos agora num novo projecto, e num novo suporte: ointerior.tv. Este novo portal, que apresentámos na passada sexta-feira (numa pequena festa no restaurante “Casas do Bragal”), em colaboração com a Rádio Altitude, vai exigir ainda mais de nós (financeira e jornalísticamente), mas acreditamos ser a aposta certa, mesmo em tempo de crise, para a consolidação deste projecto editorial. Despretensiosamente, com a noção das dificuldades e da falta de recursos para podermos ser mais ambiciosos, mas com a audácia e a expectativa de acreditarmos contribuir para uma comunidade mais informada e para a infoinclusão – aproveitando o mais possível os recursos da sociedade de informação. Os maiores jornais do mundo todos têm indexada ou em paralelo uma webtv, O INTERIOR não podia ficar à margem das mutações da sociedade de informação, por isso estamos nas diferentes dinâmicas da Web – da televisão online às redes sociais, nomeadamente no Twitter (no que fomos um dos primeiros jornais regionais portugueses e agora somos, já, também das primeiras televisões online regionais).

Esforço e dedicação…

Uma aposta estratégica e dinâmica, que exige um grande esforço aos profissionais do jornal O INTERIOR – com a mesma equipa redactorial do jornal melhorámos o portal ointerior.pt e passámos a fazer o “última hora”, com informação actualizada constantemente, e agora, essa mesma equipa, apenas com a entrada de um jornalista (com mestrado em jornalismo de televisão) assumimos mais um suporte. Não é fácil e só é possível pela capacidade de trabalho, esforço e dedicação de todos os que trabalham neste projecto. E ainda à disponibilidade e sentido de colaboração dos profissionais da Rádio Altitude. Sem subsídios, sem candidaturas ao QREN, sem fundos europeus, sem o dinheiro das IPSS, em tempo de crise, mas também sem devaneios nem ambições desmedidas, fazemos a “nossa” televisão…

Neste projecto temos a Rádio Altitude como parceiro e não fechamos a porta a outras possibilidades de ganhar dimensão e aproveitar sinergias. Acreditamos que é possível na região fazer uma televisão com outra extensão e fulgor, mas para isso são necessários recursos e disponibilidades de investimento. Hoje é ointerior.tv, mas, amanhã, pode ser a beirainterior.tv ou a regiãocentro.tv ou qualquer outro projecto, desde que sério, criterioso e ambicioso. Dessa forma poderemos contribuir para o desenvolvimento regional, agregando e envolvendo os mais diversos parceiros, pois só assim será possível contribuir para inverter a ancestral tendência de ficar para trás.

Veja os vídeos em www.ointerior.tv

Luis Baptista-Martins

Mais um passo…

Sobre o autor

Leave a Reply