Arquivo

Mais horas no 12.º ano

Horários dos alunos

Conforme previa a reforma curricular do Ensino Secundário, foram feitas adaptações curriculares à medida que a reforma foi sendo aplicada e verificados alguns constrangimentos. Assim, em anos anteriores, foi feito o reforço da carga horária de disciplinas da formação específica (disciplinas de ciências mas também línguas estrangeiras) para viabilizar a componente prática e experimental das disciplinas; juntaram-se os cursos de Línguas e Literaturas e de Ciências Sociais e Humanas; passou a definitiva a carga horária de 2 blocos lectivos para o Ensino Secundário em Educação Física; transferiu-se a disciplina de TIC para o 3º Ciclo. Este ano entrou em vigor a última fase, aplicada ao 12.º ano: os alunos deste ano passam a ter na Formação Específica, para além da disciplina trienal (na maior dos casos Matemática) duas disciplinas anuais em vez de uma.

A Escola entretanto adoptou este ano a política de satisfazer todas as combinações entre disciplinas anuais desejadas e escolhidas pelos alunos do 12º ano: Biologia-Psicologia, Biologia-Aplic. Informáticas B, Psicologia-Geologia, etc. Ora isto trouxe algumas complicações em termos de horários. Os horários, que ficaram maiores (mais 3 blocos de 90 minutos), passaram a ter menos tardes livres e, devido à ligação entre turmas (necessária pela escolha diversificada das opções), os horários resultaram mais “rendilhados” e com menos tempos livres.

Uma outra novidade, implementada no ano passado, mas que este ano se nota mais, é a opção de aplicar os blocos a meio de outros blocos de outras turmas: por exemplo pondo a entrar alunos nas aulas às 9 h 20 enquanto os outros alunos estão já em aulas desde as 8 h 30. Resultado: décalage de horários, intervalos desencontrados e menos congestionamento no bar e serviços mas também perturbação das aulas que decorrem pelos alunos que passam nos corredores. Em cada aula são dez minutos para esquecer…

Sobre o autor

Leave a Reply