Arquivo

Mais de 600 vagas desertas na UBI e IPG

Findo o concurso nacional de acesso, ficaram por preencher 194 lugares na UBI e 449 no IPG

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou na passada quinta-feira os resultados da terceira e última fase de acesso ao ensino superior. Nas instituições de ensino superior da região entraram 97 novos alunos – 66 na Universidade da Beira Interior (UBI) e 31 no Instituto Politécnico da Guarda (IPG), para um total de 740 vagas sobrantes das fases anteriores (260 na UBI e 480 no IPG). Assim, ficaram por preencher 194 vagas na primeira e 449 no segundo.

Na universidade covilhanense, 13 cursos preencheram todos os lugares que ofereciam após as três fases de acesso (Engenharia Aeronáutica, Bioquímica Biotecnologia, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências da Comunicação, Cinema, Design Multimédia, Gestão, Psicologia, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Desporto e Medicina). O curso de Engenharia Civil voltou a não registar qualquer colocação, enquanto a licenciatura em Tecnologias e Sistemas da Informação teve apenas uma entrada, preenchendo seis lugares de um total de 35. Quanto à licenciatura em Filosofia, que João Queiroz já afirmou pretender extinguir, não registou colocações nesta terceira fase e ficou com 19 vagas por preencher. Feitas as contas, entraram este ano na UBI 1.101 alunos através do concurso nacional, o que representa uma ocupação de 85 por cento das 1.295 vagas oferecidas inicialmente.

No Politécnico guardense, os cursos de Desporto e Enfermagem foram os únicos que preencheram todos os lugares. Em Gestão sobrou uma vaga e em Farmácia quatro, com todos os restantes cursos a chegarem aos dois dígitos. As engenharias Civil e Topográfica voltaram a ficar em branco, à semelhança das fases anteriores. No total, entraram no IPG 312 alunos, ocupando 41 por cento das 761 vagas iniciais.

Comentários dos nossos leitores
José Pais Silva josepaissilva@hotmail.com
Comentário:
Apesar da crise que grassa por aí, as Instituições de ensino superior citadas tiveram muito poucas vagas por preencher. Gostaria que fossem divulgadas pelo jornal outros estabelecimentos de ensino da região para se aferirem as diferenças.
 

Sobre o autor

Leave a Reply