Arquivo

Mais críticas à Federação de Bombeiros

Administradores do site dedicado aos voluntários do distrito da Guarda alertaram para a falta de equipamento em Maio

O portal www.bombeirosdistritoguarda.com lançou esta semana fortes críticas à Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG), bem como ao Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Os administradores do site lamentam que aquelas duas instituições nada tenham feito para reivindicar os necessários equipamentos para os “soldados da paz” que, em sua opinião, poderiam ter ajudado a evitar a morte do jovem Sérgio Rocha no fatídico incêndio de Famalicão, no passado dia 9 de Julho.

Num comunicado enviado às redacções, Daniel Saraiva, do gabinete de comunicação e relações públicas do grupo bombeiros distritoguarda.com, frisa que o bombeiro da secção de Famalicão da Serra foi encontrado, «infelizmente», sem qualquer protecção individual, apresentando algumas queimaduras. «Perante esta situação, a FBDG, em vez de tomar uma atitude de solidariedade e de respeito perante a família e pela própria secção de Bombeiros, decide abrir um relatório que foi conduzido pelo seu Gabinete de Apoio Social, reagindo como se não tivessem conhecimento das condições em que vivem os bombeiros do distrito. Por outro lado, o CDOS limita-se a dizer que não presta declarações», critica. Os responsáveis do portal recordam que no início da Fase Bravo alertaram, através de uma nota informativa, para o facto de existirem corpos de bombeiros com falta de equipamento de protecção individual. Nesse sentido, a administração do site sente-se «revoltada com toda esta situação, tendo em conta que os responsáveis pelos bombeiros do nosso distrito não deram a devida atenção à nossa nota informativa, continuando a encarar o nosso portal como se de uma brincadeira se tratasse», reforça.

Segundo o portal, o Ministério da Administração Interna «disponibilizou a verba para a compra do equipamento de protecção em Maio, mas esqueceu-se da possível ruptura de stock. Pena é que nem a FBDG, nem o CDOS tivessem tomado uma posição perante tal facto». No entender dos seus administradores, o relatório recentemente elaborado pela FBDG é «supérfluo, porque aquilo que o mesmo veio tornar público já esta administração, bem como todos os bombeiros do distrito, tinham conhecimento antes do acidente ocorrer». De resto, o portal alerta para o facto de existirem «mais quartéis de bombeiros no distrito que não dispõem das condições que nós bombeiros merecemos e esperamos que as equipas técnicas da nossa Federação façam os relatórios que acharem convenientes e procedam às diligências necessárias para que possam dar condições a quem serve uma causa que é de todos nós». Recorde-se que, em nota enviada à comunicação social a 22 de Maio, o grupo bombeiros distritoguarda.com alertou para o facto dos “solodados da paz” iniciarem a época de combate a fogos sem o equipamento prometido. O portal destacou nomeadamente que, no dia 1 de Maio, o ministro da Administração Interna afirmou na Guarda, durante a apresentação do Dispositivo Florestal de Combate a Incêndios para o ano de 2006, que os corpos de bombeiros do distrito iriam contar com 308 capacetes florestais, 308 abrigos florestais, 616 pares de luvas, 616 cógulas, 1.232 pares de calças e 1.232 dólmens de modo a colmatar algumas das falhas que já se registavam de ano para ano. Contudo, passada semana e meia do início da Fase Bravo, o que se verificava era que os corpos de bombeiros continuavam com o «mesmo equipamento de protecção individual que tinham na época passada, que é manifestamente insuficiente e em muitas corporações inexistente».

Sobre o autor

Leave a Reply