Arquivo

Mais austeridade em 2017 para cumprir metas

O Governo português compromete-se a fazer um ajustamento do défice estrutural em 2017 de 0,6 por do PIB, aumentando assim o aperto das contas em relação à sua própria previsão feita em abril quando entregou em Bruxelas o Programa de Estabilidade. Nesse documento, prometia um ajustamento de 0,4 por cento do PIB em 2017.

No anexo à carta que enviou hoje para Bruxelas por causa das sanções sobre o défice excessivo em 2015 – divulgada pelo “Expresso” online, o ministro das Finanças, Mário Centeno, explica que os processos para a elaboração do Orçamento do próximo ano já foram iniciados, bem como a revisão de várias rubricas de despesa que irá traduzir-se em medidas concretas.

Essa revisão da despesa vai incidir em quatro áreas fundamentais: «Saúde e educação; despesas intermédias; rendas do Estado com o imobiliário e empresas estatais».

O documento salienta, contudo, que há que ter em conta os riscos externos para a economia, nomeadamente, os decorrentes do Brexit, o comportamento económico de Angola e Brasil.

Leia na íntegra a carta enviada pelo Governo a Bruxelas em http://cdn.impresa.pt/8dc/454/9419589/anexo.pdf

Sobre o autor

Leave a Reply