Arquivo

Mais alunos na cantina

À conversa com Mª de Lurdes Ribeiro

São cerca de 300 a comer na cantina da escola em cada dia, tendo já atingido um máximo de 362. Em relação ao ano passado são mais cerca de 50%, o que é extraordinário. Maria de Lurdes Ribeiro, assistente técnica com funções ligadas à ação social, falou ao EXPRESSÃO sobre o funcionamento da cantina e do bar neste ano letivo. A propósito dos números da cantina, começa por referir-nos que no princípio do ano há sempre mais frequência, perdendo a cantina utentes à medida que os alunos vão descobrindo os cafés e bares das redondezas. Por outro lado, a escola tem este ano mais cerca de 100 alunos que no ano passado, verificando-se também que a cantina no ano passado estava localizada na Residência de estudantes por causa das obras.

Com que regras trabalha a cantina? Em primeiro lugar, os preços da cantina não aumentaram este ano, permanecendo 1,46 Euros para os alunos. Os alunos subsidiados do escalão A (cerca de 55) não pagam nada, devendo apenas levantar a senha; os alunos do Escalão B (cerca de 30) pagam 73 cêntimos (50% da senha). As ementas semanais são afixadas com 15 dias de antecedência, sendo obrigatória a inclusão do peixe em dias alternados na ementa, devendo também haver salada todos os dias, exceto quando há legumes cozidos. A sobremesa pode incluir fruta, pudim, gelatina ou iogurte. Fritos só uma vez por semana; hambúrgueres, rissóis e pastéis de bacalhau estão fora de questão. Pizzas também não são permitidas e do mesmo modo as lasanhas. Há alguns anos servia-se lasanha na escola mas em geral criava perturbação porque os alunos achavam pequena a dose e queriam repetição na sua grande maioria.

A sopa em geral sobra sempre em quantidade e só cerca de um terço dos alunos come pão ao almoço. Os dias de peixe são dias de menos almoços. Puré também não é aquilo de que os alunos gostam mais. Também nos outros pratos a repetição depende das horas do almoço. No início da refeição não se pode prever aquilo que sobrará e não se pode abusar. No final da refeição, a partir da uma e meia, já é possível facultar doses maiores ou repetições. Quanto às doses, a dose de carne é de cerca de 180 gramas ou um quarto de frango. No entanto, é frequente verem-se os tabuleiros devolvidos com uma boa parte do prato intacto, supostamente por os alunos se enfartarem de bolos e sumos a meio da manhã.

No bar do salão, servem-se bolos e sanduíches de queijo, fiambre, manteiga e mistas. Os alunos às vezes gostariam de ter refeições ligeiras no bar ao meio-dia (tostas mistas, fatias de pizza, quiches, etc.) mas isso não está equacionado porque isso iria fazer concorrência à cantina. Os chocolates e bolachas foram reduzidos em termos de variedades, não se vendendo também bolos com creme. Quanto ao horário, o bar funciona desde as 9 h 15 até às 16 h 30. Para evitar filas, podem ser compradas as senhas que o aluno entender até ao fim de cada período, de modo a ficar provido desse material.

Sobre o autor

Leave a Reply