Arquivo

”Magic Tracking” é o novo produto desenvolvido no IPG

Projeto tem «particular importância para pessoas portadoras de demências, como Alzheimer»

No âmbito da “spin off” “Magic Key” foi desenvolvido no Instituto Politécnico da Guarda um sistema de localização de pessoas ou bens em tempo real, com custos anuais inferiores à média da mensalidade de sistemas alternativos.

O ”Magic Tracking” usa um recetor de GPS e um cartão de dados GSM que permite a transmissão das coordenadas para o servidor do “Magic Key”, sendo que o utilizador poderá visualizar facilmente a localização da pessoa ou dos bens protegidos, num ambiente web, através do Google Earth. De acordo com responsável pelo projeto, Luís Figueiredo, o “Magic Tracking” tem «particular importância para pessoas portadoras de demências, como Alzheimer, que assim podem ser facilmente localizadas pelos seus familiares ou cuidadores». Pode ser igualmente aplicado na localização de veículos. «Sendo nossa preocupação a disponibilização de serviços de qualidade a preços muito acessíveis, todos os nossos equipamentos podem ser adquiridos a um preço de 100 a 150 euros, sem qualquer período de fidelização, e a mensalidade do serviço pode ser de 0 euros se o cartão GSM for do utilizador final, ou de 50 cêntimos se o cartão GSM pertencer à “Magic Key”», esclarece Luís Figueiredo. De salientar que para além dos equipamentos fornecidos pela “Magic Key”, este sistema poderá funcionar num equipamento Android, com GPS.

A empresa “spin off” “Magic Key”, sedeada no IPG, foi criada a partir do projeto com o mesmo nome, iniciado em 2005 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, como resposta a um desafio concreto de encontrar uma forma eficiente de interação com o computador para pessoas que não poderiam utilizar os membros superiores. Esta aplicação foi galardoada com o Prémio Eng. Jaime Filipe 2006, instituído pelo Instituto de Segurança Social, o que veio contribuir para o reconhecimento do trabalho desenvolvido bem como facilitar a sua divulgação, aumentando assim a responsabilidade do trabalho que se estava a iniciar; nos anos seguintes muitas outras aplicações foram desenvolvidas, nomeadamente a MagicEye, distinguida, também, com o prémio Eng. Jaime Filipe em 2008. Esta empresa spin-off tem como sócios o responsável pelo projeto e o IPG, estando vocacionada para a conceção e desenvolvimentos de programas informáticos, planeamento e conceção de sistemas que integram equipamento, programas informáticos e tecnologias de comunicação para satisfação de necessidades de clientes específicos.

Comentários dos nossos leitores
Anabela pereira Anabela.alvespereira@gmail.com
Comentário:
Acho ótimo, onde posso comprar um.
 
Júlia Carvalho juliacarvalho@zonmail.pt
Comentário:
Olá Queria desde já felicitar-vos por esta magnifica ideia! Será que posso usar este dispositivo no meu cão?
 
Bilada brksedu@gmail.com
Comentário:
Adoro sera que posso por nos meus amigos para saber onde eles andam?
 

”Magic Tracking” é o novo produto
        desenvolvido no IPG

Sobre o autor

Leave a Reply