Arquivo

Magic Eye permite maior autonomia a doentes com tetraplegia

CHCB

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) dispõe agora de uma solução tecnológica de acessibilidade à comunicação, que permite que um doente tetraplégico possa interagir com um computador com o simples movimento do olhar.

O novo equipamento proporciona maior autonomia a doentes com necessidades especiais de saúde e elevado grau de incapacidade física, representando «um contributo valioso para o bem-estar e conforto, físico e psicológico do doente», sublinha João Casteleiro, presidente do Conselho de Administração da unidade. Por outro lado, o médico reitera que esta ferramenta é «a prova da importância que as novas tecnologias adquiriram na atualidade, quando aplicadas em prol da prestação de cuidados de saúde com qualidade, segurança e humanização». Também para a diretora da Fundação PT, Graça Rebocho, «esta parceria com o CHCB representa mais uma situação onde a tecnologia faz a diferença na inclusão social, neste caso, possibilitando uma maior autonomia e poder de comunicação aos doentes com limitações de mobilidade severas».

O Magic Eye, desenvolvido pela Magic Key, uma “spin off” instalada no Politécnico da Guarda, é uma solução tecnológica que, através de movimentos do olhar, permite controlar o cursor do rato, e utilizar qualquer aplicação de um computador, por pessoas a quem um rato ou teclado normal não estejam acessíveis.

Sobre o autor

Leave a Reply