Arquivo

Madrugadas às escuras na Guarda*

(…) Desde há pelo menos dois anos que tenho verificado que, durante o horário de Inverno, a iluminação pública existente na Guarda é ligada às 17h30m (ainda é de dia) e desligada por volta das 6 horas (ainda é de noite). Esta situação afecta-me pessoalmente e com toda a certeza afecta também a alguns residentes:

– A mim afecta-me porque trabalho fora da cidade e, por vezes, o meu horário de entrada é às 8 horas, como tal, tenho que sair da Guarda por volta das 7h15. À hora que saio de casa, a cidade está completamente às escuras e o mais estranho é que, por exemplo, em Aldeia do Bispo (a +- 10 kms da Guarda) isso já não acontece.

A minha revolta acentuou-se quando, no passado dia 5 de Janeiro, saí de casa e estava um nevoeiro “cerradíssimo”, o que fez com que a condução se tornasse quase impossível, pondo em risco a minha vida e a de outros condutores – além de que todo o clima de insegurança que se vive actualmente torna esta situação muito mais perigosa.

– Aos outros residentes, nomeadamente àqueles que entrem cedo nos seus empregos e que tenham que se deslocar a pé para os mesmos, afecta-os porque se torna extremamente perigoso atravessar a cidade sem qualquer iluminação.

A minha questão é: Se é por uma questão de poupança, porque não ligar as luzes mais tarde e também desligá-las mais tarde? Mas se a Câmara Municipal quer poupar algum dinheiro porque comprou agora uns quantos carros novos?

Agradecia a vossa colaboração visto que, infelizmente, a única maneira de resolver alguns problemas é escrever ou ser falado na comunicação social.

* título da responsabilidade da redacção

Pedro Rato (Guarda), carta recebida por email

Sobre o autor

Leave a Reply