Arquivo

Lula Pena e Mû no TMG

Lula Pena atua amanhã no TMG em versão duo com o músico guineense Mû. Neste concerto, a cantora e compositora apresenta o seu segundo e último trabalho discográfico, muito aclamado pela crítica nacional, “Troubadour” (2010).

Os dois conheceram-se em Barcelona há quase duas décadas, onde ambos residiam. Mû, que toca instrumentos tradicionais do seu país como o simbi, o tonkorongh, a harpa e o tambor de água, entregou a Lula Pena a gravação de uma canção composta em sua homenagem e inspirada no impacto emocional que lhe tinha provocado um concerto da lisboeta. Foi o primeiro e último contacto entre ambos, que só voltaram a cruzar-se, «acidentalmente», muitos anos depois num estúdio em Lisboa, onde o guineense gravava a convite de Jorge Cruz. «Tornou-se claro para Lula Pena que uma certa poesia cósmica os tinha aproximado novamente», refere a produção.

Dona de uma voz inconfundível, a cantora foi a primeira musa do “novo fado” recorrendo à fusão de músicas de Portugal, Brasil e África. Até agora, editou dois discos “Phados” (1998) e “Troubadour”, este último considerado pela revista norte-americana “PopMatters” como um dos melhores da “world music” de 2010.

Lula Pena e Mû no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply