Arquivo

Lotaria das grandes penalidades em Gouveia

Desportivo passou às meias-finais da Taça de Honra da AFG após eliminar o Aguiar da Beira

O Desportivo de Gouveia, a única equipa que venceu todos os candidatos à subida no campeonato, eliminou, no domingo, o Aguiar da Beira da Taça de Honra da Associação de Futebol da Guarda (AFG). Os serranos apuraram-se para as meias-finais nos penáltis, já que o tempo regulamentar terminou com uma igualdade a uma bola no marcador.

Este jogo era bastante aguardado dado que as duas equipas estão a realizar um bom campeonato. A partida começou equilibrada com ataques junto das duas balizas, mas os guarda-redes Ferrari e Cláudio Buffon mostraram qualidade. Assistiu-se também a “duelos” interessantes no centro do terreno entre Nelson e Jean, enquanto nos lances livres mediram forças Artur e Tiago Mota, Alex e Celso e, na frente de ataque, Xará e Luís Cardoso. A emoção do encontro foi aumentando com o desenrolar da partida, à medida que os locais iam crescendo. Assim, aos 37’, foi com naturalidade que surgiu um lance livre favorável ao Gouveia a poucos metros da área. Artur rematou forte para defesa incompleta de Ferrari, que o dianteiro Xará aproveitou para marcar de forma fácil e colocar os serranos em vantagem. A perder, Totá fez entrar Nuno Gomes para o lugar de Tiago Gomes na tentativa de abrir mais a frente de ataque.

Contudo, foi o Desportivo que continuou na ofensiva, com Ferrari a ter que se aplicar a remate de Cláudio Duarte. Mas, na resposta, Nuno Gomes esteve perto de marcar graças a um belo pormenor técnico, só que Bruno Santos impediu que a bola entrasse. Após o intervalo, o Aguiar da Beira entrou com outra postura, muito mais forte a nível táctico e mais desinibido. Deste modo, conseguiu criar algumas situações de muito perigo para a baliza gouveense, já que as alas funcionaram muito melhor que na primeira metade. Por outro lado, aos poucos, Jean foi organizando o seu futebol, enquanto Alex ia rematando com Celso e Luís Cardoso a falharem o empate por pouco. Quanto ao Gouveia, tentava sacudir a pressão inicial dos visitantes e sair em contra-ataque para apanhar a defesa do Aguiar da Beira desprevenida. Após alguns lances mais complicados, Sérgio Pires teve de expulsar um atleta de cada lado para serenar as hostes.

O empate veio pouco depois, por Luís Cardoso, após boa jogada do centro campista Alex. A partir daqui, as duas equipas deram o tudo por tudo para chegar à vitória antes do final do tempo regulamentar. Contudo, apesar dos muitos esforços, a sorte do jogo decidiu-se na lotaria dos penáltis. Numa partida com indecisão quanto ao vencedor até ao último segundo, o Gouveia acabou por ser mais feliz e passar às meias-finais. Após um lapso do trio de arbitragem, que obrigou à repetição das segundas grandes penalidades, o Gouveia venceu por 5-3.

João Ferreira

Sobre o autor

Leave a Reply