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Lost In Translation

Corta!

Por vezes, mais do que desejaríamos, o desabafo assalta-nos. Já não se fazem comédias como antigamente! Actualmente, tal território parece estar em exclusivo ocupado por filmes menores, para mentes ainda menores. Quem já nem se lembre do que a palavra Clerasil queira dizer o melhor que tem a fazer é repetir filmes de décadas anteriores. Já não se pede um novo Billy Wilder, mas qualquer coisinha que não trate o espectador necessitado de uma boa gargalhada como alguém que faça parecer o seu animal de estimação, quando comparado com o dono, um verdadeiro Einstein.

O senhor Woody Allen há muito que desistiu de ser genial, quando apenas a sua genialidade transformava os seus filmes burgueses em algo com piada. Por isso, quando alguém nos avisa que estreou por aí o novo filme do responsável pela última grande comédia cinematográfica, o estado de alerta é accionado. E quem é esse senhor? E que filme é esse? James L. Brooks é o nome, e para quem ainda não tenha associado o nome da pessoa à obra, ele é o responsável por Melhor é Impossível, a última grande comédia do cinema americano.

O seu mais recente filme dá pelo nome de Spanglish e, sem atingir a genialidade do seu filme anterior, consegue manter a esperança de que a comédia, a boa comédia, ainda não morreu. Com uma direcção de actores ao melhor nível, contando com a presença de Paz Vega, Adam Sandler e Téa Leoni, todos fabulosos, mas com destaque especial para a equipa feminina, Brooks retrata com bastante humor as aventuras de uma mãe solteira mexicana que procura nos Estados Unidos uma vida melhor. Como ela também vários milhões de latinos o fizeram, e são eles os autores desse spanglish que dá nome ao filme. Língua praticada por quem vive à margem do país que escolheram para viver.

Comédia irresistível, apaixonada e apaixonante, Spanglish oferece-nos personagens mergulhadas em problemas de comunicação, que nem sempre passam por dificuldades provocadas pela língua usada. Imaginem um Beleza Americana sem o seu lado mais cinzento e desiludido.

Merecemos?

Aqui no Corta! já por várias vezes defendemos o cinema português. Luta ingrata num país onde poucos são os interessados em saber qual o cinema que por cá se faz. Partindo-se desde logo do princípio que o filme será mau, perdem-se assim obras fabulosas como Noite Escura e Costa dos Murmúrios, apenas para nomear filmes relativamente recentes. Portugal deve ser, certamente, o país onde menos cinema nacional é visto. O divórcio, no entanto, já não é de agora.

Mas, ao ver um filme como A Cara Que Mereces, percebe-se de algum modo as razões para tal situação. Fábula nos limites do decifrável, filme feito de códigos, silêncios e vivendo num mundo que poucos sentirão convidativo para por lá ficar, a estreia de Miguel Gomes numa longa-metragem é o típico filme português que pode afugentar durante anos muita gente que tente, com este filme, dar (finalmente) uma oportunidade ao cinema português. O filme tem o seu valor. Tecnicamente irrepreensível, e conseguindo construir um estilo/universo muito particular, é no entanto um daqueles filmes onde quem o vá ver deve ir avisado ao que vai. Para o bem ou para o mal, nem todo o cinema português é assim. O visionamento, ainda assim, aconselha-se, mas aqui, neste caso, os riscos ficam por conta de cada um. Mas será mesmo este o cinema que merecemos? Será esta a nossa cara?

Por: Hugo Sousa

cinecorta@hotmail.com

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