Arquivo

Loja Social abre na Guarda

“Mão Amiga” aceita vestuário, alimentos, brinquedos, móveis e electrodomésticos

A Guarda já tem uma “Mão Amiga”. Trata-se de uma loja social, inaugurada na manhã de sábado, na freguesia de São Miguel.

O serviço dinamizado pela Junta funciona num espaço cedido pela autarquia no mercado local e acolhe um conceito que tem vindo a ser aproveitado em muitas regiões: aceitar artigos usados em bom estado e bens essenciais para serem oferecidos a quem mais precisa. Vestuário, brinquedos, alimentos, electrodomésticos e móveis são alguns dos bens que é possível doar. Segundo o presidente da Junta de São Miguel, «os donativos terão de ser seleccionados para que a loja não se torne um depósito». João Prata explicou que o ideal seria que os donativos chegassem à loja embalados e, claro, em bom estado. Com a criação deste equipamento, pretende-se ajudar os mais carenciados da maior freguesia urbana da Guarda, nomeadamente jovens desempregados, idosos com poucos recursos económicos, famílias com dificuldades e ainda beneficiários do Rendimento Social de Inserção. Inserida numa freguesia onde o desemprego ensombra a vida de muita gente, especialmente com o encerramento da Delphi, esta loja pretende ser uma ajuda na procura de soluções.

«Não queremos apenas doar bens, queremos conhecer as pessoas e o seu percurso, para as ajudarmos a serem pró-activas na procura de soluções», acrescentou o presidente. A ideia é acompanhar os clientes que se dirigem directamente à loja e, ao mesmo tempo, apostar «numa interligação com as instituições da freguesia» que podem redireccionar alguns dos utentes para este novo equipamento, especificou ainda João Prata. Por sua vez, a vereadora Elsa Fernandes destacou precisamente este objectivo de «maior acompanhamento», defendendo que «esta não é uma loja de pobres, é antes um espaço onde se pretende melhorar as condições de vida das pessoas para que possam ir mais além». A “Mão Amiga” vai estar aberta ao público duas vezes por semana e precisa de voluntários. Uma área, aliás, onde existem dificuldades, segundo assegurou o director da Segurança Social da Guarda, José Albano Marques, também presente na inauguração.

A nova loja social funciona no mercado de São Miguel

Loja Social abre na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply