Arquivo

Loja Coisas d’Aqui

GUARDA AQUI TÃO PERTO

Para conhecer um pouco melhor o nosso património cultural, desta vez relacionado principalmente com o artesanato, fui conhecer a Loja de Artesanato Coisas D’aqui. Para quem não conhece, esta loja situa-se no Largo do Passo do Biu, que faz esquina com a Taberna do Benfica, na Porta da Erva.

É um projecto do Município da Guarda, cujo principal objectivo é promover as práticas artesanais e incentivar os artesãos a dar continuidade ao seu trabalho. Expõe produtos não só de artesanato, mas também de artes e ofícios locais. Oferece, entre outros produtos, cobertores de papa (fio de lã grossa), tesouras de tosquia, peças de cestaria, cutelaria, arte sacra e pastoril. Todos os produtos são seleccionados de acordo com a sua origem, materiais utilizados e fabrico.

A loja dá aos seus visitantes a possibilidade de adquirirem produtos feitos por artesãos locais, dando notoriedade à arte do singular, e preferindo-a numa altura em que os consumidores recorrem ao consumo de bens produzidos em série. É uma maneira de manter vivas as tradições de produção locais, e de as valorizar, tanto para a população local, como para os visitantes da nossa cidade. Sim, porque a loja é visitada por todo o tipo de público, de todas as idades: locais, que vêm neste local um espaço de tradição e de memórias, onde os mais jovens podem perceber a origem e as técnicas de fabrico destas artes, e os mais velhos podem recordar parte do seu passado; e turistas, que procuram aqui peças genuínas do nosso artesanato.

E para atrair todos estes visitantes, o espaço é promovido e divulgado através da participação em eventos Nacionais e Estrangeiros, folhetos e parcerias público-privadas.

Caso tenham ficado interessados, podem ir visitar a Loja. Se alguma vez quiserem organizar uma visita de grupo, a Loja, desde que com a devida antecedência, promove visitas guiadas ao espaço e provas de produtos regionais. É sempre uma boa forma de dar a conhecer um pouco da nossa tradição a pessoas de fora!

Ana Lurdes Logrado (10.º A)

Sobre o autor

Leave a Reply