Arquivo

Lénia Pereira eleita presidente da AAUBI

Lista única liderada pela aluna de Sociologia arrecadou apenas 82 votos, a menor votação de sempre na história da Associação Académica

Lénia Pereira é a nova presidente da direcção da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Num universo de cerca de 6.800 estudantes, a aluna de Sociologia foi eleita, na terça-feira, com apenas 82 votos, sem concorrentes, sucedendo a Rui Garcia.

Bruno Felipe, de Tecnologias e Sistemas da Informação (TSI), é o novo presidente do Conselho Fiscal, e Rodrigo Alves, aluno de Bioquímica, preside à Assembleia-Geral de Alunos. Ao todo votaram 160 estudantes, dos quais 82 votaram na única lista a sufrágio. Houve ainda 71 votos brancos e 7 nulos. Apesar da fraca adesão ao escrutínio, Lénia Pereira não se sente fragilizada. Para a recém-eleita presidente da AAUBI, «temos que ter em consideração que foi a votos uma única lista, que na segunda-feira a universidade esteve fechada e que, com o feriado desta quarta-feira, muitos alunos já foram embora para casa», justifica. Quanto ao facto de se tratar de um sufrágio com lista única, a aluna de Sociologia não tem dúvidas: «Preferia que tivesse havido concorrência, pois significava que havia mais interesse pelo associativismo», disse, deixando o reparo: «Muita gente só sabe criticar o trabalho dos outros e depois ninguém se chega à frente», lamenta. Quanto ao seu mandato à frente dos destinos dos estudantes da UBI, «arranjar fórmulas para que a AAUBI fique financeiramente com um saldo positivo» é a principal meta de Lénia Pereira, de 28 anos . «Só depois poderemos pensar noutros projectos», considera.

Sobre o autor

Leave a Reply