Arquivo

Lançamento de quatro “meu selo” alusivos à Herança Judaica na Guarda

Teve lugar no passado dia 19 de Outubro a sessão de lançamento de quatro selos alusivos à Herança Judaica na Guarda, dando seguimento ao trabalho desenvolvido pela Agência para a Promoção da Guarda, desde 2007, no âmbito da temática “A cultura e o património judaico”.

Esta acção resultou de uma parceria da Agência para a Promoção da Guarda com os Correios de Portugal e pretendeu contribuir para fomentar e valorizar a cultura judaica como um importante factor identificativo e de desenvolvimento.

A complementar o lançamento dos quatro novos selos, a Agência apresentou igualmente o postal e o envelope, alusivos à herança judaica.

Para além do lançamento da 2.ª edição do livro “Marcas Mágico-Religiosas no Centro Histórico”, em Novembro de 2007 e da criação e implementação de um circuito pelas Marcas existentes, suportado pelo respectivo Roteiro, lançado no mesmo ano, a Agência para a Promoção da Guarda realizou já em Março de 2010 o Ciclo de Cultura Judaica que se traduziu num importante contributo para a criação da Rede de Judiarias de Portugal.

E foi no intuito de definir os principais objectivos da Rede e as suas directrizes de âmbito nacional e até além fronteiras que na tarde do dia 19 de Outubro decorreu uma reunião de trabalho na qual estiveram presentes representantes de várias autarquias, de norte a sul do país, bem como personalidades ligadas ao património judaico, com principal destaque para a presença de um membro da Rede de Judiarias de Espanha. A marcar a iniciativa, sublinhe-se a presença do Senhor Embaixador de Israel em Portugal.

Apresentação do livro “Judiarias de Portugal”

Para além da acção de lançamento dos quatro “meu selo” e da importante reunião de trabalho com vista à criação da Rede de Judiarias de Portugal, o dia 19 de Outubro foi igualmente marcado pela apresentação do livro “Judiarias de Portugal” de Maria José Ferro Tavares. Para a autora, a obra é o culminar de mais de 40 anos de investigação e “pretende ser um aclarar da presença judaica”. A investigadora defendeu ainda que a judiaria da Guarda é uma das mais antigas de Portugal, pelo que lhe deverá ser dada a devida valorização.

Lançamento de quatro “meu selo” alusivos à
        Herança Judaica na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply