Arquivo

Lamegal

Efemérides

Foi no dia 3 de janeiro de 1757 que foi concedida a bênção para a Capela de S. José na freguesia de Lamegal (Pinhel) pela devoção que os locais tinham por aquele santo.

Há vestígios da freguesia ter sido povoada, no mínimo, por coevos e romanos. Existe uma bela ponte romana e um grupo considerável de sepulturas cavadas na rocha, talvez de diferentes épocas. Lamegal foi vila e sede de um concelho extinto há muito tempo. Não teve foral embora representasse uma pequena unidade concelhia que prevaleceu até às primeiras reformas liberais do século XIX. O velho concelho desapareceu, mas o pelourinho ficou. Antes de ser integrada no concelho de Pinhel ainda fez parte do concelho de Jarmelo. Durante a primeira metade do século passado, houve ali uma intensa exploração de minérios, sobretudo estanho e volfrâmio. As potencialidades continuam a existir, pelo menos no caso do estanho, muito embora a procura deste minério tenha decaído.

No tempo de D. Dinis foi elaborado o “Catálogo das Igrejas do Reino”, cujas décimas seriam cobradas pelo monarca, por um período de três anos, destinando-se a financiar uma pretensa incursão ao norte de África ou a travar uma eventual (nunca se soube a verdade) invasão dos mouros. A Igreja de Santa Maria do Lamegal foi taxada em 40 libras.

Por: Américo Brito

Sobre o autor

Leave a Reply