Três atletas do distrito apuraram-se para o Nacional FNKP após terem subido ao pódio na fase regional Centro-Norte de apuramento dos escalões de infantis, iniciados e juvenis, que se realizou em Mangualde no domingo.
A Academia Egitaniense de Karate Shotokan esteve presente com nove atletas, conseguindo um total de quatro medalhas. Fabrícia Martins foi segunda em kata e terceira em kumite -55 quilos, enquanto Inês Ramos conseguiu um terceiro lugar em kata e kumite na mesma categoria. Já Diogo Escaleira foi quinto após ter perdido a disputa pela medalha de bronze. David Gonçalves, Dinis Carola, Guilherme Carola, Rafael Fernandes, Rodrigo Makoviychuk e Iara Silva ainda passaram algumas eliminatórias, mas não conseguiram chegar às medalhas. Por sua vez, Rafael Cruz (NKS Pinhel) ganhou todas as eliminatórias, tendo sido derrotado na final da sua poule, o que numa prova com mais de 50 atletas não lhe permitiu entrar na repescagem.
Com estes resultados, Fabrícia Martins e Inês Ramos conseguiram o apuramento para o Campeonato Nacional FNKP que se realiza dia 30, em Miraflores (Lisboa). A Lisboa irá também Diogo Rafael (Associação Karate Shotokan Trancoso), terceiro classificado em em kata e kumite. Do mesmo clube, Anaísa Cardoso e Teresa Pedro ficaram-se pelo quinto lugar, enquanto Rita Rafael também não conseguiu chegar ao pódio.
Já o Núcleo de Karate Shukokai das Beiras esteve representado por 12 karatecas, tendo conseguido dois segundos e um quinto lugares. Ana Santos foi segunda em kumite individual juvenis -50 quilos, tal como Alice Pacheco em kumite individual juvenis -40 quilos. Menos sorte teve Inês Pires, quinta classificada após perder na eliminatória de acesso ao pódio. A competição de Mangualde foi um bom “ensaio” para o Torneio de Apuramento para o Nacional da APKS que se realiza no domingo, em Mucifal/Sintra, para karatecas até aos 15 anos. A fase final deste campeonato está agendada para Trancoso, nos dias 14 e 15 de maio.