Arquivo

Juros em máximos históricos

Os juros da dívida portuguesa estão hoje em máximos históricos a 5 e 10 anos pressionados pela situação da Grécia

Os juros da dívida soberana estão hoje a bater máximos históricos no mercado secundário a 5 e 10 anos, pressionados pela situação do desbloqueamento da ajuda financeira suplementar à Grécia.

Pelas 9h29, os juros exigidos pelos investidores para transacionar títulos de dívida soberana portuguesa a cinco anos negociavam, em média, nos 12,466 por cento.

Este valor fica acima dos 12,340 por cento do fecho da sessão de quarta-feira, fixando um novo máximo histórico desde, pelo menos, a entrada de Portugal no euro (1999), segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

O “spread” face à dívida alemã nesta maturidade estava nos 1032 pontos base neste prazo. Também a 10 anos os juros dos títulos portugueses negociavam em recordes históricos, ao transacionar nos 10,808 por cento, acima dos 10,680 por cento da sessão anterior, enquanto o “spread” face à dívida alemã atingia os 785,7 pontos base, também neste caso o máximo jamais registado.

As obrigações soberanas a 10 anos têm vindo a bater sucessivos máximos históricos no mercado secundário. No prazo mais curto, a dois anos, os juros dos títulos portugueses negociavam nos 12,737 por cento, contra 12,435 por cento na quarta-feira, enquanto que o “spread” face à dívida alemã atingia 1125 pontos base.

A escalada das taxas de juro está a afetar a generalidade dos países da periferia do euro, com os juros cobrados à Grécia e Irlanda a quebrarem novos recordes, como acontece com Portugal.

Sobre o autor

Leave a Reply