Arquivo

Junta de Longroiva dá incentivo à natalidade

Freguesia do concelho da Mêda junta-se à Câmara de Manteigas e às Juntas de Alfaiates, Infías, Sabugal e Vila do Carvalho

Os pais residentes e recenseados – há mais de um ano – na freguesia de Longroiva, no concelho da Mêda, vão passar a recehhber um incentivo à natalidade: 750 euros pelo primeiro filho e mil euros por cada um dos seguintes.

«Há poucas crianças e é uma forma de inverter essa situação que existe na freguesia e também no interior do país», justificou João Nabais. Segundo o secretário da Junta, a medida vem dar resposta a um «problema identificado» em Longroiva, que tem cerca de uma dezena de crianças nos ciclos de escolaridade obrigatória. Além do apoio aos casais já estabelecidos na freguesia, o incentivo procura também atrair mais habitantes: «Eventualmente há pessoas que querem regressar à terra natal ou estabelecer-se aqui e esta medida poderá encorajá-los», salienta o responsável. João Nabais considera ainda que o pólo termal e hotel a construir na freguesia poderão representar melhores condições para fixar famílias, pois são investimentos que «trazem pessoas e podem criar postos de trabalho», reconhece.

Este apoio, que visa aumentar os nascimentos, está em vigor no município de Manteigas desde 2007, sendo de mil euros para o primeiro filho, 1.500 para o segundo e a partir do terceiro são dados dois mil euros. Já na freguesia de Alfaiates (Sabugal) o incentivo é de 500 euros, mais 300 euros do que na Junta do Sabugal. Também a Junta de Infias, no concelho de Fornos de Algodres, atribui 500 euros por cada novo nascimento na localidade desde 2011. Por sua vez, na Vila do Carvalho (Covilhã) cada recém-nascido “vale” 475 euros aos pais que residam naquela freguesia.

Atualmente, há uma dezena de crianças na aldeia

Sobre o autor

Leave a Reply