Arquivo

Judiciária deteve suspeitos de contrafacção de moeda

Detidos, de 19 e 45 anos, fabricaram e passaram notas falsas de 50 euros no Fundão, Castelo Branco, Covilhã e Vila Velha de Ródão

A Polícia Judiciária deteve, na semana passada, dois indivíduos suspeitos dos crimes de contrafacção e passagem de moeda falsa no distrito de castelo Branco. Segundo a PJ, os detidos, com 19 e 45 anos, residentes na zona do Fundão, serão responsáveis pelo fabrico e passagem de notas falsas de 50 euros na zona do Fundão, Castelo Branco, Covilhã e Vila Velha de Ródão.

Mário Bento, coordenador do Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, adiantou ter sido apreendido o equipamento informático que terá servido para o fabrico das notas, que apresentavam uma «média/baixa qualidade de contrafacção». O indivíduo mais velho, agricultor de profissão, é suspeito de ter feito a distribuição de «meia dúzia» de notas falsas de 50 euros que eram «fabricadas» no computador pelo mais novo, sem profissão definida. Mário Bento acrescentou que o presumível “passador” «comprava coisas de valor baixo e recebia o troco em moeda verdadeira», tendo actuado em vários estabelecimentos e mesmo junto de vendedores ambulantes de cerejas, à entrada do Fundão. Os suspeitos foram presentes ao juiz do Tribunal do Fundão, tendo ficado sujeitos a apresentações periódicas semanais no posto policial da sua área de residência. As investigações prosseguem para apurar se, para além do distrito de Castelo Branco, as notas falsas terão sido distribuídas noutras zona do país.

Sobre o autor

Leave a Reply