Arquivo

JR põe rostos nas paredes da Covilhã

Antigos trabalhadores e empresários da indústria de lanifícios da Covilhã são os protagonistas de uma nova forma de arte urbana que será instalada no sábado na Calçada de Santa Cruz, naquela cidade.

Trata-se de uma ação do Inside Out Project (IOP) de JR, organizada no âmbito do Wool – Festival de Arte Urbana da Covilhã realizado no final do ano passado. O artista francês ganhou o prémio TED em 2011 e decidiu desafiar pessoas e coletivos a «mudarem o mundo do avesso com a arte» utilizando o seu método de trabalho habitual, a colagem de retratos a preto e branco de grande formato nas paredes. Assim, o IOP da Covilhã, o terceiro em Portugal, foi ao encontro da história de vida dos antigos operários e empresários dos lanifícios cujas fábricas fecharam. O projeto contou com a colaboração de 44 pessoas, homens e mulheres que, além de fotografados, também foram entrevistados, dando origem «a um pequeno arquivo sobre o passado recente da cidade que parece estar a ficar algo esquecido», refere a organização.

JR é um artista urbano de Paris e autor de projetos como “Face to Face” (“Cara a Cara”, 2007), em que retratou israelitas e palestinianos e aplicou as suas fotografias nos lados opostos, ou “Women are heroes” (“As mulheres são heroínas”, 2009-2010), onde mostra a dignidade das mulheres. Os interessados em ajudar a colar as fotografias devem comparecer no local acima indicado a partir das 14h30.

JR põe rostos nas paredes da Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply