Arquivo

Jovens debateram empreendedorismo na Guarda

Fórum transfronteiriço juntou centenas de estudantes e empresários portugueses e espanhóis

O Governador Civil da Guarda desafiou os jovens da região a apostarem na criação do autoemprego e em áreas relacionadas com o mundo rural, para assegurarem o seu futuro profissional.

«O autoemprego tem de ser encarado como uma saída para a crise económica do momento», declarou Santinho Pacheco, na sessão de abertura do Fórum Transfronteiriço do Empreendedorismo Jovem que decorreu na Guarda no final da semana passada, com a participação de cerca de 300 jovens luso-espanhóis. E acrescentou que «ser empreendedor é não ficar à espera que o trabalho caia do céu, é fazer das crises oportunidades», exemplificando que o mundo rural é «propiciador de inúmeros projectos viáveis na área da cultura, do desporto, aventura, gastronomia, artesanato e agricultura biológica». Numa organização do Instituto Português da Juventude (IPJ), Junta de Castilla y León (Espanha), Escola Profissional Ensiguarda e Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda, o evento registou a importância dos projectos transfronteiriços enquanto promotores e potenciadores das boas relações luso-espanholas existentes e mostrou exemplos práticos de projectos empreendedores (como o “Magic Key”, de Luís Figueiredo, ou a empresa Enforce).

O desporto, a aventura, o turismo juvenil e os programas de apoio financeiro marcaram o segundo dia de trabalhos. Neste último caso foi sublinhada a necessidade de acrescentar valor às empresas de forma a marcarem a diferença num futuro próximo. O Fórum debateu ainda a “Europa e Dinâmicas Empresariais”, com o objectivo de promover um contacto internacional de “saberes” para “saber fazer melhor”, e os financiamentos previstos no Programa Juventude em Acção. Durante os três dias deste encontro funcionaram vários ateliers na Ensiguarda.

Encontro decorreu no IPJ e na Ensiguarda durante três dias

Jovens debateram empreendedorismo na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply