Arquivo

Jovens da região Centro convivem na Boidobra

Entre 10 e 16 de Agosto, o CCD Estrela do Zêzere é o anfitrião das comemorações do Dia Internacional da Juventude

Depois de ter sido escolhido, em 2007, pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) para as comemorações distritais do Dia Internacional da Juventude, o Centro Cultural e Desportivo Estrela do Zêzere da Boidobra dá este ano um “salto” ao acolher as actividades previstas para celebrar esta efeméride na região Centro. Entre 10 e 16 de Agosto, a vila do concelho da Covilhã vai receber jovens e associações dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Será uma semana «repleta de actividades culturais, artísticas, desportivas e sociais», num programa «eclético e diversificado, que vai ao encontro dos diversos públicos», havendo iniciativas diárias para «todos os gostos e interesses», destaca Liliana Correia. «É uma verdadeira festa da juventude, onde procuraremos, acima de tudo, envolver os jovens, e não só, no associativismo e transmitir valores como a responsabilidade, voluntariado, dinamismo, espírito cívico e cidadania», acrescenta a vice-presidente da colectividade da Boidobra. Os objectivos desta iniciativa são «dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações juvenis e envolver os jovens e a população no associativismo», bem como «criar uma plataforma de parceria e cooperação entre as várias associações juvenis da região Centro». São esperadas centenas de participantes e dirigentes.

Apesar de essencialmente vocacionadas para um público mais jovem, «qualquer pessoa pode participar nas actividades», refere, elogiando a disponibilidade das colectividades da região Centro, pois «todas vêm no sentido da troca de serviços», uma vez que não cobram «absolutamente nada» pelas suas actividades. Assim, apenas serão pagas as despesas de deslocação, alojamento e alimentação. Devido ao custo com o material, também a prática do “paintball” e do tiro ao alvo serão pagas, sendo as restantes gratuitas e de entrada livre. Entre as diversas actividades programadas há ateliers de yoga ou cinema, paintball, carrinhos de rolamentos, artes circenses, uma feira do livro, matraquilhos humanos, tiro ao alvo, exibição de filmes, concurso de poesia, concertos e DJ’s.

Por seu turno, Miguel Nascimento elogiou o trabalho e o «dinamismo» do CCD Estrela do Zêzere, daí ter lançado um repto à jovem direcção: «No ano passado esta aposta foi ganha e nesta segunda semana há este “boom” a nível regional. Espero que consigam para o ano atingir a escala transfronteiriça e aproximar a juventude portuguesa da espanhola», desafiou. O director regional do Centro do IPJ elogiou ainda o programa «extraordinário, com uma grande versatilidade e uma dinâmica regional muito boa». E destacou que é possível «fazerem-se coisas com grande qualidade a custos muito reduzidos».

Rosa Ramos

Sobre o autor

Leave a Reply