Arquivo

Jovens da Covilhã com apoios inéditos

Autarquia vai lançar Cartão Jovem Co-Branded com descontos nas rendas e abrir a primeira loja “Ponto Já” da região

Os jovens do concelho da Covilhã vão passar a usufruir de um rol de benefícios e descontos na cidade graças ao “Cartão Jovem Euro<26 Co-Branded do Município da Covilhã”. O sistema possibilita aos utilizadores todos os descontos nacionais e europeus contemplados no cartão jovem, mas também descontos até 30 por cento nas rendas de habitação recuperadas no âmbito da nova Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) da Covilhã. O cartão foi lançado na última sexta-feira pela autarquia, em parceria com a Movijovem, numa cerimónia patrocinada pelo secretário de Estado da Juventude, Pedro Duarte.

A ideia é possibilitar neste cartão-jovem municipal «o mesmo desconto que é aplicado no cartão do idoso, descontando nas rendas a partir das declarações do IRS», explicou Carlos Pinto, que anunciou a recuperação para breve de 20 habitações no âmbito da SRU. «Vamos procurar que em cada pacote de casas a disponibilizar para arrendamento, uma percentagem seja destinada aos jovens», adiantou. O novo cartão para os jovens residentes no município vai ainda proporcionar descontos noutro tipo de actividades, para além do consumo e bens de necessidades ou serviços, como na cultura ou acções de formação, por exemplo. Já Pedro Duarte considera esta iniciativa «exemplar», sendo este «provavelmente o futuro do cartão jovem a implementar em todo o país», adiantou. Entretanto, o governante homologou também o acordo de criação da Loja “Ponto Já – Juventude em Acção” entre a Câmara da Covilhã e o Instituto Português da Juventude. O novo serviço vai ficar localizado no mercado municipal e deverá estar pronto em Junho ou Julho. A cidade é o primeiro município da Beira Interior a receber estas lojas de juventude na sua primeira fase de implementação em todo o país.

«Era evidente a Covilhã estar nesta primeira fase devido à dinâmica de juventude que aqui existe», destacou o secretário de Estado, anunciando que estas lojas serão inovadoras no modelo e na gestão. «Não são meramente um espaço com cadeiras, mesas e um computador com acesso à Internet. É muito mais que isso, pois poderá ter pequenos auditórios, bar, salas de formação, gabinetes de atendimento na área da saúde ou da sexualidade juvenil», indica Pedro Duarte. Mas o vereador do PS na autarquia já veio lamentar que a Câmara «apenas agora se interesse» pelo cartão jovem municipal, após ter rejeitado a sua proposta em 2002 para um cartão de benefícios similar. «Em tempo de pré-campanha eleitoral, é de estranhar todo este repentino frenesim em torno do cartão jovem», critica Miguel Nascimento.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply