Arquivo

Jornadas internacionais em Almeida

Reflectir o papel da memória, dos media e das novas tecnologias nos domínios arqueológico, sócio-cultural e histórico é o objectivo

O património material, as tradições, rituais, danças, festas, astronomia, entre outros, vão ser debatidos nas III Jornadas Internacionais “Vestígios do Passado”, no final do mês, em Almeida. O encontro é organizado pela Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural (AGIR), que pretende «reflectir o papel da memória, dos meios de comunicação social e das novas tecnologias de informação e comunicação nos domínios arqueológico, sócio-cultural e histórico», adianta Fernando Cruz, presidente da direcção daquela entidade sediada na Póvoa do Varzim.

No auditório municipal serão apresentadas 15 comunicações sobre temas como a memória colectiva, o trabalho e lazer, o património material, os meios de comunicação social/tecnologias de informação e comunicação. “Museus, Património e Turismo”, “Trajectos Intergeracionais”, “Património construído e políticas de desenvolvimento local em áreas de montanha: das intervenções às novas orientações” e “A arte dos pastores do Sul peninsular: arquétipos em final de estrada” são algumas das intervenções agendadas. «Estas Jornadas serão um espaço para dar a conhecer o trabalho realizado por vários investigadores», esclareceu o presidente da AGIR, que espera juntar cerca de meia centena de especialistas de ambos os lados da fronteira. As duas edições anteriores aconteceram em Barcelos e Miranda do Douro. Fernando Cruz justifica a escolha de Almeida pelo facto da AGIR apostar em eventos descentralizados que cubram o território nacional e incluam a participação de especialistas de Espanha, onde a instituição também tem associados.

Sobre o autor

Leave a Reply