Arquivo

Jorge Bastos no torneio de Apuramento de 2004

Manuel Martins (GXG) teve prestação mediana no Nacional Individual de Xadrez

Jorge Bastos (1998 ELO), do Grupo de Xadrez de Seia, vai disputar o próximo Torneio de Apuramento nos Nacionais de 2004. O xadrezista classificou-se este fim-de-semana para o segundo nível dos Nacionais Individuais (Apuramento) após obter o quinto lugar na competição Aberta onde teve uma brilhante prestação com cinco vitórias, três empates e uma única derrota. Menos famosa foi a participação de Manuel Martins (GXG) no torneio de Apuramento, que terminou em 28º após três vitórias, quatro derrotas e dois empates.

Estes dois torneios integraram o campeonato nacional individual, que terminou em Lisboa no domingo, tendo como vencedores Diogo Fernando (Final), Vítor Guerra (Apuramento) e Valter Guerra (Aberto). Os três primeiros da final B sobem automaticamente competição final do próximo ano, enquanto os dez melhores da final C irão participar no Apuramento, caso de Jorge Bastos. O xadrezista senense liderou a prova, que juntou 74 jogadores, mas teve uns empates comprometedores. Contudo, a sua participação não deixa de ser notável já que a sua única derrota aconteceu na última ronda. Num nível acima, Manuel Martins (2229 ELO) confirmou a sua relativamente má condição competitiva. Ricardo Rei, da ADE (Covilhã), terminou em 39.º lugar com apenas duas vitórias, quatro derrotas e dois empates. Entretanto, o Grande Mestre Internacional Kevin Spraggett, primeiro tabuleiro do GXG, está no Canadá para participar, a convite da Federação Canadiana de Xadrez, num torneio memorial em homenagem a Yanofsky, o primeiro xadrezista daquele pais a conquistar o título de Mestre Internacional. A prova decorre em Winnipeg e conta com a participação dos GMI Frederik Olafsson (Suécia), Arthur Bisguier (EUA), Helgi Olafsson, Yuri Schulman e Dimitri Tyonyso. Por cá, realiza-se no domingo, em Viseu, o tradicional torneio aberto de S. Mateus, conquistado pelo Grupo de Xadrez da Guarda no ano passado.

Aliciante foi o torneio de Aldeia de Formilo (Viseu), cujos melhores participantes foram premiados com bordados, enchidos, boiões de doce, garrafas de azeite, espumantes, vinhos e um presunto com 7,5 quilos, que não premiou nenhum dos primeiros classificados mas foi atribuído, por sorteio, ao 20º classificado. A Guarda não esteve representada, mas a ADE e o Oriental de São Martinho, ambos da Covilhã, participaram, respectivamente, com Fernando Gouveia (4.º) e Ricardo Rei (7.º), Alberto Rogeiro (18º) e Manuel Gomes (19º). A AEJ de São João da Madeira esteve em destaque, conquistando três dos cinco primeiros lugares, com Roman Chermerys (2207 ELO) a vencer o torneio.

Sobre o autor

Leave a Reply