Arquivo

Joaquim Matias é o candidato do PSD à Câmara da Covilhã

Escolha mereceu «unanimidade» por parte da concelhia, que acredita que esta será uma candidatura «vencedora»

A concelhia do PSD da Covilhã anunciou finalmente o nome do candidato à Câmara Municipal nas eleições autárquicas deste ano. Joaquim Matias, antigo vereador de Carlos Pinto, mereceu a «unanimidade» da comissão política concelhia, que reuniu na noite da última segunda-feira. A apresentação da candidatura foi feita no dia seguinte numa conferência de imprensa que não contou com a presença do candidato «por uma questão de opção própria» do atual deputado municipal.

O presidente da concelhia social-democrata salientou que Joaquim Matias tem «provas dadas no associativismo da cidade» e a «nível autárquico», além de ser «um humanista e uma pessoa sempre disponível para ajudar a Covilhã e as pessoas da Covilhã e de todo o concelho». Francisco Castelo Branco elogiou o trabalho que o atual presidente dos Bombeiros da Covilhã «desenvolveu ao longo de anos ao nível autárquico junto das freguesias e do associativismo, com excelentes resultados que ainda hoje granjeiam um grande apoio em todo o concelho». No entanto, o dirigente reconheceu que a tarefa do partido em tentar manter a presidência do município «não será fácil», embora esteja convicto que esta será uma candidatura «vencedora»: «É um desafio que não vai ser fácil mas, com toda a nossa ajuda, o nosso candidato tem todas as condições para poder vencer. O partido tem demonstrado uma grande vitalidade à frente do município de há muitos anos a esta parte e este candidato contribuiu relevantemente para isso mesmo e vai manter a mesma dinâmica e o mesmo interesse e gosto pela defesa dos interesses da Covilhã», realçou o presidente da concelhia do PSD.

Francisco Castelo Branco frisou que o partido pretende apresentar listas próprias ou apoiar projetos independentes em todas as Juntas do concelho, não descartando o cenário de uma eventual coligação eleitoral com o CDS-PP. «Não vejo mal nenhum nessa possibilidade e, de resto, a nossa postura desde que iniciámos este mandato foi sempre a de nos sentarmos à mesa com toda a gente e, nesse caso concreto, também não fugimos a essa possibilidade, mas a seu tempo essas situações serão convenientemente tratadas», disse, indicando que caberá a Joaquim Matias definir a data de apresentação pública das principais linhas orientadoras do seu programa eleitoral. Sobre a candidatura independente de Pedro Farromba, militante do PSD, o dirigente indicou que «informaremos quem de direito das situações que possam ser anómalas relativamente aos estatutos e depois os órgãos próprios do partido decidirão o que fazer», naquele que «é um assunto do foro interno e que vai ter o seu tratamento no local próprio».

«A população da Covilhã saberá fazer a leitura correta relativamente a essa candidatura e penso que não estamos em tempo de apostar em experiências de laboratório, como são as candidaturas independentes», afirmou Francisco Castelo Branco. Natural do concelho de Pinhel, Joaquim Matias foi vereador da oposição durante o executivo socialista entre 1994 e 1997, altura em que assumiu o cargo de vereador até 2006, quando entregou os pelouros e se manteve sem funções a tempo inteiro. O INTERIOR contactou o candidato, que remeteu declarações para mais tarde.

Ricardo Cordeiro Joaquim Matias «tem todas as condições para para poder vencer», diz o presidente da concelhia

Joaquim Matias é o candidato do PSD à Câmara
        da Covilhã

Sobre o autor

Leave a Reply