Arquivo

João Mourato vaiado na tomada de posse do novo executivo

Armando Carneiro lembrou à oposição que «o futuro do concelho terá que se construir com consensos e união nos órgãos autárquicos»

João Mourato, derrotado nas últimas autárquicas, foi vaiado, no domingo, durante a cerimónia de tomada de posse do novo executivo liderado pelo socialista Armando Carneiro. O empresário, que venceu surpreendentemente um “dinossauro” do PSD no poder desde 1985, lamentou o incidente e lembrou à numerosa assistência, que encheu o auditório da Casa Municipal da Cultura, que o momento era de «glória aos vencedores», mas também de «honra aos vencidos».

Apupos à parte, a sessão ficou também marcada pelo discurso do presidente cessante da Assembleia Municipal. Na sua intervenção, Paulo Romão fez uma espécie de radiografia do passado ao pedir ao executivo camarário recém-empossado «que governe com humildade, que seja um parceiro activo e recupere o relacionamento com os concelhos vizinhos para acabar com o isolamento da Mêda, além de investir tudo nas pessoas, pois são elas que vão fazer a diferença». Pedindo aos vereadores do PSD que sejam «oposição responsável», Paulo Romão desejou «muita força e coragem» ao novo presidente da Câmara, esperando que o município «saiba tirar partido desta nova oportunidade». Mas o homem do dia foi Armando Carneiro, cujo discurso foi diversas vezes interrompido pelos aplausos e ovações da sala.

O edil admitiu não ter «jeito para a política», pelo que vai ser, antes de mais, «o gestor dos dinheiros públicos de todos nós». E prometeu que «não será o dono da Mêda» ou o «patrão» dos funcionários municipais, numa indirecta ao comportamento do seu antecessor. De resto, lembrou à oposição que «o futuro do concelho terá que se construir com consensos e união nos órgãos autárquicos». Além do presidente Armando Carneiro, empresário de 53 anos, o novo executivo é composto por Mário Murça (vice-presidente) e Anselmo Antunes de Sousa, todos eleitos pelo PS. Os social-democratas João Mourato e Jorge Lima Saraiva completam o elenco camarário. Abordado por O INTERIOR, o histórico edil não quis prestar declarações, dizendo que «o dia era de festa e dos vencedores». Na sessão foi ainda eleita a mesa da nova Assembleia Municipal (AM), sendo que também para este órgão os socialistas foram vencedores na noite de 11 de Outubro. No domingo ainda se esperou uma surpresa, pois o PSD tinha mais sete representantes que o PS graças às Juntas. Contudo, a votação foi favorável a Isabel Lourenço, cabeça-de-lista socialista à AM, que venceu com 19 votos contra 13 do PSD.

Luis Martins O novo presidente foi ovacionado por uma multidão na Casa Municipal da Cultura

João Mourato vaiado na tomada de posse do novo executivo

Sobre o autor

Leave a Reply