Arquivo

João Brandão

Efemérides

Foi no dia 1 de março de 1826 que nasceu, em Midões (Tábua), João Vítor da Silva Brandão.

Lendário em toda a Beira, durante a Guerra Civil fez parte dos Voluntários da Rainha, no campo liberal. Nos anos quentes que se seguiram, com sucessivos golpes e revoltas entre cartistas e setembristas e depois regeneradores, ele foi peão de brega dos políticos de diferentes fações, como o Partido Progressista, o Partido Regenerador e o Partido Histórico, e capitão das milícias locais.

O seu bando armado, que incluía o pai, irmão, primos e outros, semeou terror nas Beiras, conforme os interesses dos dirigentes do governo, da oposição em Lisboa e dos caciques locais.

As motivações políticas passaram a dar cobertura a roubos, assaltos e mortes ao longo dos anos em que correu a Serra da Estrela a cavalo, à frente do seu grupo armado. Quando foi acusado de matar o padre Anunciação Portugal, nas várzeas da Candosa, traçou o seu destino. O Governo mandou a tropa e, em 1869, foi preso em Tábua, julgado e condenado ao degredo a 3 de junho de 1869. No ano seguinte, o “terror das Beiras” foi desterrado para Angola. Publicou “Apontamentos de João Brandão” (1870) por ele escritos nas prisões do Limoeiro. Morreu no Bié (Angola) em 1880.

Por: Américo Brito

João Brandão

Sobre o autor

Leave a Reply