Arquivo

Jazz nas alturas no TMG

Jeremy Pelt Quinteto, Alberto Conde Trio, Stephen Gaucci/Michael Bisio e o Biel Ballester Trio são os protagonistas da segunda edição do festival guardense

Junho é o mês do jazz no Teatro Municipal da Guarda (TMG), onde, na terça-feira, arranca o festival “Jazz nas Alturas”. Para esta segunda edição há bons concertos em perspectiva com o Jeremy Pelt Quinteto, o Alberto Conde Trio, a dupla Stephen Gaucci/Michael Bisio e o Biel Ballester Trio.

Cabe aos norte-americanos Stephen Gauci (saxofone tenor) e Michael Bisio (contrabaixo) abrir as hostilidades no pequeno auditório. Este duo aventura-se pelas vanguardas do pós-bop e neo-free jazz nova-iorquino, seguindo a tradição de Lester Young. Dia 12 é a vez do Biel Ballester Trio subir ao palco. O gipsy jazz deste grupo espanhol teve honras de destaque na banda sonora de “Vicky Cristina Barcelona”, o último filme de Woody Allen. Na Guarda, o trio vai tocar os “standards” mais conhecidos deste género, cujo mentor foi Django Reinhardt, mas também incorporar novas tendências marcadas pelos actuais ritmos de bossa-nova e rumbase boleros. Biel Ballester (guitarra solo), Leonardo Hipaucha (contrabaixo) e Graci Pedro (guitarra rítmica) são os seus intérpretes. No dia seguinte actua o cabeça de cartaz deste festival. Trata-se do trompetista norte-americano Jeremy Pelt, que se apresenta com o seu quinteto no grande auditório.

Eleito cinco anos consecutivos como “estrela em ascenção” pela revista especializada “Downbeat Magazine” e pela Associação de Críticos de Jazz dos EUA, Jeremy Pelt é um dos mais conceituados trompetistas da actualidade. Após concluir estudos de música no Berklee College of Music, rumou a Nova Iorque em 1998, onde integrou a Mingus Big Band. Neste concerto que promete, Pelt faz-se acompanhar por J.D. Allen (saxofone tenor), Danny Grissett (piano), Vicent Archer (contrabaixo) e Derrell Green (bateria). Para 18 de Junho está programado o projecto português Not So Standard, que apresenta novas roupagens de temas de Miles Davis, Ornette Coleman e Hermeto Pascoal, entre outras lendas do jazz.

O “Jazz nas Alturas” termina dia 20 com o Alberto Conde Trio, que propõe uma fusão de jazz e música galega. Além do líder no piano, o grupo é formado por Baldo Martínez (contrabaixo) e Nirankar Khalsa (bateria e percussões), dois músicos que já passaram pela Guarda há alguns anos nos primeiros festivais de jazz da cidade. O festival inclui ainda um concerto pedagógico no dia 13, no âmbito do projecto “Famílias ao Teatro”. No palco do pequeno auditório, um trio de músicos vai interpretar temas conhecidos da história do jazz e explicar os segredos deste género músical. Os protagonistas são Vasco Gomes (bateria), Nuno Correia (baixo) e Tiago Machado (piano).

Luis Martins O trompetista norte-americano Jeremy Pelt é o cabeça-de-cartaz e actua dia 13

Jazz nas alturas no TMG

Sobre o autor

Leave a Reply