Arquivo

Jaime Alberto Couto Ferreira edita romance

“Hieracita” é uma viagem pelo mundo e factos históricos dos séculos XIX e XX, tendo como ponto de partida uma aldeia serrana

“Hieracita” é o título do último livro de Jaime Alberto do Couto Ferreira, apresentado segunda-feira na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda.

Editada sob a chancela da “Âncora”, a obra leva-nos numa viagem pelo mundo durante os séculos XIX e XX, tendo como ponto de partida o meio rural de uma aldeia serrana. “Hieracita” é a história de um homem que parte à procura de uma vida diferente, atraído pelo “boom” da borracha no Brasil. O seu percurso cruza-se com factos históricos e seduções ministradas pela Igreja, até ao seu regresso à terra de origem, onde se acomoda e nos vai dando conta dos avatares do Estado Novo. Trata-se de uma história de vida, ou vidas, em que a luta pela obtenção da verdade é uma constante. Natural de Famalicão da Serra (Guarda), Jaime Alberto do Couto Ferreira foi professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo-se aposentado em Agosto de 2006. Este é o seu primeiro romance, tendo editado vários estudos historiográficos, como “A dessacralização do pão – políticas de abastecimento no Antigo – Regime: do Concelho ao Estado Iluminista” (1995); “Origem do proteccionismo da cerealicultura em Portugal: de 1814 a 1820 – hesitações e afirmação” (1995); “Farinhas, moinhos e moagens” (1999); “A Electrificação do Centro de Portugal – área da CENEL” (2001) e “Famalicão da Serra – ou dizer história com mãos de Abril” (2005). Foi ainda coordenador e co-autor de “A Guarda Formosa da primeira metade do séc. XX” – Coordenação e co-autoria (2000 e 2004).

Jaime Alberto Couto Ferreira edita romance

Sobre o autor

Leave a Reply