Arquivo

IPG na Comissão Executiva da Rede Nacional de Investigação da Montanha

Serra da Estrela

A Rede Nacional de Investigação da Montanha (RNIM) foi apresentada segunda-feira, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda (IPG).

A RNIM vai promover o desenvolvimento de uma rede de montanhas de investigação a nível nacional, juntamente com atividades de investigação e desenvolvimento experimental. Essa vertente será articulada com o ensino, a aprendizagem e a inovação, nomeadamente em domínios como segurança alimentar, disponibilidade de alimentos, agricultura e produção florestal sustentáveis; clima, ambiente, eficiência de recursos e matérias-primas; saúde, bem-estar e alterações demográficas; produção energética eficiente, limpa e segura; recursos naturais e hábitos socioculturais; conhecimento, património e turismo. «O lançamento desta rede constituiu um momento de fomentar um novo olhar para este território, com maiores responsabilidades, desafios e criação de estratégias que tenham repercussões na ciência, economia e nas comunidades locais, por via de políticas com especificidade territorial e reconhecedoras dos valores e interesse estratégico desta zona», afirmou Gonçalo Poeta Fernandes, vice-presidente do IPG.

Apoiar a formulação e implementação de políticas públicas de investigação e experimentação nas áreas do clima, da atmosfera e da política agrária; inventariar os recursos existentes, identificar lacunas e oportunidades de desenvolvimento científico e tecnológico; e estimular o desenvolvimento de culturas endógenas são alguns dos objetivos desta rede.

Sobre o autor

Leave a Reply