No passado dia 9 de Outubro realizou-se no Instituto Politécnico da Guarda uma reunião do Consórcio Erasmuscentro, que engloba oito Politécnicos do país (Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Viseu, Santarém, Portalegre Tomar).
Este é o terceiro ano de funcionamento do referido consórcio, que já foi apontada como exemplo de boas práticas por representantes da Comissão Europeia.
Nesta reunião o Instituto Politécnico da Guarda foi o anfitrião, assumindo no corrente ano letivo a coordenação deste conjunto de instituições de ensino superior, ficando sob sua responsabilidade todas as iniciativas e atividades, bem como a gestão administrativa e financeira do projeto.
No decorrer deste encontro foi feito o balanço dos dois anos de funcionamento do Consórcio, concluindo-se que após a criação do Erasmuscentro o número de mobilidades de cada uma das instituições que o integram aumentou fortemente e a gestão financeira do projeto conseguiu ser muito mais eficaz.
De recordar que este projeto funciona ao abrigo do Programa Erasmus e pretende dar apoio a estudantes portugueses que queiram efetuar um estágio curricular ou profissional no estrangeiro e ao mesmo tempo orientar candidatos a estágios em empresas do nosso país oriundos de qualquer um dos países da europa, para este fim o Consórcio está associado com diversas empresas sedeadas no país e estrangeiro.
Um dos principais objetivos definidos para o corrente ano letivo foi “chegar ainda mais longe associando-se a um maior número de empresas que encontram neste tipo de atividades a melhor forma de se publicitarem sem quaisquer custos alcançando uma projeção internacional imensurável”.
O Consórcio vai estar representado no evento “Erasmus Internships and Consortia Meeting”, organizado pela Agência Nacional PROALV e que terá lugar no final do corrente mês, no Porto, onde participarão Instituições de toda a Europa, grupos empresariais e representantes da Comissão Europeia.