Arquivo

IPG debate toponímia da Guarda

O IPG vai organizar, a 30 de outubro, um fórum sobre toponímia da Guarda no auditório dos Serviços Centrais do Politécnico. O objetivo é contribuir para um melhor conhecimento da cidade, dos seus valores históricos, culturais, sociais, religiosos e políticos.

«É intenção do IPG incrementar um estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que, globalmente, propiciem uma Guarda da memória», refere a comissão executiva, segundo a qual a toponímia é «uma referência dos valores históricos, culturais de cada lugar e memória coletiva de factos, personalidades, tradições ou legados identitários». Isto é, «permite apreender a matriz de um povo, a organização sócio geográfica, o desenho da malha urbana de épocas passadas, o conhecimento e investigação de sítios históricos ou arqueológicos, o papel do povo na salvaguarda da atribuição de nomes que a tradição consolidou», acrescentam os promotores numa nota à imprensa.

Neste encontro serão debatidos temas como “A toponímia da Guarda e a construção da memória pública no século XX”, “ Fontes para o Estudo da Toponímia da Guarda”, “A mulher na toponímia da Guarda”, “Escritores na Toponímia Guardense”, “Novas Tecnologias e Toponímia”, entre outros. Mas os interessados ainda podem inscrever comunicações sobre o tema até 21 de setembro, enquanto quem pretender apenas assistir às intervenções terá que se inscrever até 8 de outubro – a inscrição é obrigatória. Mais informações em http://www.ipg.pt/toponimia/.

Sobre o autor

Leave a Reply