Arquivo

IPG cria observatório para desenvolver turismo

O OTSE será uma ferramenta de acompanhamento, divulgação e análise da evolução da atividade turística na Serra da Estrela

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) anunciou a criação de um observatório de turismo para proporcionar «um melhor conhecimento» de um setor considerado «estratégico» para o desenvolvimento da região.

O Observatório de Turismo da Serra da Estrela (OTSE), que vai abranger onze concelhos, é desenvolvido através da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, de Seia, e da Unidade de Investigação e Desenvolvimento do Interior, na Guarda. Segundo um comunicado do IPG, o OTSE abrangerá os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia. «Este observatório pretende viabilizar também o conhecimento do fenómeno turístico na região, mediante uma análise da relação entre o setor turístico e o meio ambiente envolvente e, numa última análise, entre a oferta e a procura», lê-se ainda. Por outro lado, é intenção dos responsáveis recolher, tratar, armazenar e difundir dados «que possam contribuir para o planeamento e desenvolvimento da região de uma forma concertada, com uma perspetiva de futuro e com responsabilidades partilhadas em prol de um benefício comum».

A realização de estudos, lançamento e cruzamento de operações estatísticas e de investigação, reflexão e discussão de assuntos centrais ao funcionamento do sistema e setor turístico regional, são outros objetivos. Segundo o IPG, o OTSE será «uma ferramenta de acompanhamento, divulgação e análise da evolução da atividade turística, para a formulação de diagnósticos setoriais e subsetoriais com relevo para os agentes envolvidos no setor» e tem em vista debater e refletir as dinâmicas atuais da Serra da Estrela. Em simultâneo, vai colaborar com os agentes turísticos «no equacionamento de estratégias de ação, que fomentem a atratividade turística, dinamizem produtos, gerem iniciativas de negócios, fortaleçam as identidades naturais e culturais e monitorizem tendências». Entretanto, está a ser desenvolvido um portal (utilizando os conceitos da Web2.0) que funcionará como repositório de conteúdos relacionados com o turismo no território Serra da Estrela.

Menos regiões de turismo em 2012

A secretária de Estado do Turismo anunciou que quer reduzir o número de entidades regionais de turismo já em 2012, mas admite que sejam as regiões a propor o modelo de reorganização que melhor as sirva.

«A reorganização da orgânica regional compreende um esforço de racionalização que implica quer a diminuição de estruturas, quer de dirigentes, quer de despesas», afirmou Cecília Meireles, em Alcobaça, na semana passada. À margem da Convenção Anual da Entidade Regional de Turismo do Oeste, a governante sublinhou que a reorganização das onze estruturas regionais do setor «é uma reforma que tem que estar finalizada em 2012», para permitir «orientar os recursos, que são cada vez mais escassos, para aquilo que é essencial».

Observatório vai abranger onze concelhos da zona da serrana

IPG cria observatório para desenvolver
        turismo

Sobre o autor

Leave a Reply