Arquivo

IPG com Ano Preparatório

Programa destina-se aos alunos que não ingressaram este ano no ensino superior

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai disponibilizar este ano um programa de recuperação para alunos que, por não terem obtido a nota mínima de ingresso, não conseguiram ingressar no ensino superior. O Ano Preparatório, assim se chama a iniciativa, está vocacionado para os candidatos com classificações inferiores a 95 valores, na escala de 0 a 200 das provas de ingresso, mas também para os alunos que não tenham mais do que uma disciplina em atraso no 12º ano.

O programa tem por objectivo permitir que os alunos se preparem «para um novo ano», especifica Jorge Mendes, presidente do IPG, adiantando que os interessados vão ter a oportunidade de continuar o seu percurso de formação e fazerem uma preparação «mais específica de acordo com um plano curricular já definido». Nesse sentido, haverá quatro disciplinas gerais (Português, Inglês, Metodologia de Estudo e Pesquisa e Tecnologias da Informação), mais a(s) disciplina(s) exigida(s) como prova de ingresso no par estabelecimento/curso. O presidente do IPG acredita que será possível «disponibilizar as disciplinas específicas pedidas pelos alunos», embora tudo esteja dependente do numero de candidatos a este primeiro Ano Preparatório. Para frequentar este curso, os alunos terão que pagar um total de 520 euros, divididos por oito prestações de 65 euros cada, com início no mês de Novembro. O investimento do IPG dependerá do numero de alunos, mas Jorge Mendes adianta que o objectivo «não é ganhar dinheiro», mas sim «proporcionar um programa onde os alunos se possam preparar durante um ano num ambiente de escola superior». E garante que os participantes vão sentir-se «preparados» para ingressar no ensino superior no próximo ano.

As turmas serão constituídas por 15 alunos, exigindo-se um minímo de oito inscritos para a abertura de uma delas. No entanto, aquele responsável espera poder abrir duas turmas na Guarda e uma em Seia, na Escola Superior de Turismo e Telecomunicações (ESTT). O instituto reserva-se ainda o direito de limitar o acesso ao programa de formação, segundo critérios a fixar pelo seu presidente, consoante o número de candidatos inscritos. As actividades lectivas vão decorrer simultaneamente nas instalações do IPG, na Guarda, e na ESTT, em Seia. O programa inicia-se a 24 de Outubro, devendo as candidaturas ser entregues até dia 14. A taxa de inscrição é de 25 euros.

Sobre o autor

Leave a Reply