Arquivo

IPG abre três cursos técnicos superiores profissionais

Formações em Cadastro Predial, Testes de Software e Infraestruturas de Cloud, Redes e Data Center podem arrancar no final deste mês

O IPG vai lecionar três novos cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) de Cadastro Predial, Testes de Software e Infraestruturas de Cloud, Redes e Data Center.

Estes ciclos de ensino destinam-se aos titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, aos estudantes aprovados nas provas dos “maiores de 23 anos”, realizadas para o curso em causa; e aos estudantes que, tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente, e não o tenham concluído. Também os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior, que pretendam a sua requalificação profissional, podem concorrer. Estes cursos visam a obtenção de uma qualificação profissional que permita uma rápida inserção no mercado de trabalho ou o prosseguimento de estudos no ensino superior. A sua duração é de dois anos com componentes de formação geral, científica, técnica e em contexto de trabalho.

Para tal, o IPG estabeleceu parcerias com a PT e Altran, instalada no Fundão há ano e meio, nos cursos de Infraestruturas de Cloud, Redes e Data Center e Testes de Software, respetivamente, sendo que estas empresas vão participar na formação dos futuros profissionais especializados naquelas áreas em crescimento no nosso país e providenciarão ainda estágios no final da formação. O curso de Testes de Software vai começar a funcionar no final deste mês, com 20 vaga. «Todos os indivíduos que terminarem este curso serão imediatamente colocados e incorporados nas nossas equipas de projeto», referiu Pedro Furtado. Segundo o responsável pela gestão da formação na Altran, este curso vai permitir a criação de 15 novos postos de trabalho no Fundão e os restantes cinco serão distribuídos entre Lisboa e Porto.

O curso foi recentemente apresentado no Fundão a meia centena de jovens desempregados, indicados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional por preencherem os requisitos necessários para ingressar no curso. No caso de Cadastro Predial trata-se de uma antecipação à entrada em vigor da lei que vai definir o acesso a esta profissão. Os alunos inscritos nestas áreas terão de pagar 500 euros de propinas.

Politécnico da Guarda associou-se à PT e à Altran para criar duas destas novas ofertas formativas

Sobre o autor

Leave a Reply