Arquivo

Invasão electrónica em Linhares

Festival “Super Stereo Demo” apresenta alguns dos melhores intérpretes da música electrónica

Micro Audio Waves, Dead Combo, Portable e Kubik são os cabeças de cartaz da segunda edição do “Super Stereo Demo”, que assenta arraiais este fim-de-semana em Linhares da Beira. O evento, produzido pela editora Variz, quer ser um palco pluridisciplinar de carácter independente e apresenta muita música electrónica, artes performativas e cinema. Durante dois dias, o castelo vai acolher alguns dos melhores representantes da mais recente produção nacional nestes domínios, a par de músicos e projectos locais e internacionais.

Tudo começa amanhã, na Junta de Freguesia, com a performance “Stracciatella”, da Quarta Parede, um projecto de Sílvia Pinto Ferreira e Jeannine Trévidic a partir do teatro, movimento, sons, objectos e multimédia. É também ao fim da tarde que vai revelar-se a exposição de DVD Art “Screening”, protagonizada por mais de 25 artistas na Torre de Menagem do castelo. A música vem depois com o projecto Canal 0 (João Cabaço e João Bento) para uma sessão de musicalisação electroacústica de animações vídeo do princípio do século. Seguem-se as experiências sonoras de João Castro Pinto e do duo Producers/Hana Bi, antes do “ready made” de Kubik, aliás Victor Afonso. O músico e compositor guardense vai tocar “Metamorphosia”, o seu último álbum, e não vai esquecer o inaugural “Oblique Musique”, para além de outras experiências ao vivo. A música electrónica prossegue com o projecto finlandês Zentex, de Jari Marjamäki, e os portugueses Micro Audio Waves (Cláudia, C.Morg e Flak, dos Rádio Macau), que apresentam “No Waves” e outras aventuras pela música minimal e experimental. A primeira noite do festival ainda irá a meio quando Alan Abrahams entra em cena com o seu “Portable”, de onde saem ritmos tecno e afro-futuristas.

No sábado, a segunda sessão arranca com o punk dos guardenses “Traumatics” e varia com a improvisação livre dos Lumpen Trio. Os portuenses TAM e aCUR reintroduzem a plateia no universo inspirador da electrónica, enquanto os Lolly and Brains (Sérgio Lemos e João Barroso) prometem surpreender com o seu espectáculo de karaoke cibernético. Os Dead Combo (Pedro Gonçalves, ex-baixista de Sérgio Godinho e Tó Trips, ex-Lulu Blind), são os senhores que se seguem no palco do castelo, que encerra com outro projecto de Alan Abrahams, “Body Cole”. O Super Stereo Demo conta ainda com a participação de vários DJ’s, a quem cabe animar o que resta das noites de Linhares, e duas sessões de cinema musicado ao vivo pela dupla Luís Andrade/João Louro (“Couraçado Potemkine”, de Eisenstein) e “In Her Space” (“North by Northwest”, de Alfred Hitchcock). A par destes projectos há projecções de slides e filmes super 8, coordenados pela equipa responsável pela comemoração do Dia Mundial do Filme Super 8, liderada por Manuel Henriques (Instituto das Artes) e Francisca Bagulho, programadora do evento “Capitals”, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Galeria ZDB.

Luis Martins

Sobre o autor

Leave a Reply