Arquivo

”Intertoon” conquista prémio Stuart

O autor Luís Veloso colabora com O INTERIOR desde o primeiro número do jornal, em 2000

O “Intertoon” – tira cómica de Luís Veloso no jornal O INTERIOR – conquistou o prémio Stuart de Desenho de Imprensa. Com “Crise”, um cartoon publicado na edição de 31 de março deste ano, o autor consegue alcançar uma das mais importantes distinções nesta área em Portugal. «Recebi o prémio com bastante surpresa, não estava à espera», confessa.

Diz-se «cartoonista amador», porque a sua atividade profissional é a docência – é professor de eletrotécnica há 17 anos, mas colabora semanalmente com O INTERIOR desde a sua fundação, em 2000. O “Intertoon” é uma tira cómica onde desenho, humor e realidade se unem para contar uma história. «Eu comecei em 1998 no semanário “Nova Guarda”, mas quando surgiu O INTERIOR fui convidado pelo seu diretor e como achei o projeto mais interessante dei esse salto», adianta. Assumindo-se como autodidata, desenha primeiro à mão, digitaliza e retoca depois recorrendo a software gráfico. No balanço destes 11 anos de colaboração, destaca a liberdade que sempre teve para «colocar a criatividade à disposição do desenho». «Tenho de agradecer também a O INTERIOR pela oportunidade que sempre me tem dado para, num espaço, fazer aquilo que bem me apetece. Estou com uma liberdade – posso dizer total – para explorar, para errar, para fazer a minha evolução natural», reconhece Luís Veloso.

Ao desenhar, confessa que uma das suas grandes preocupações é fazer rir. «Tento sempre fazer algo interessante, mas que ao mesmo tempo tenha alguma piada», explica. Na tira que lhe valeu o prémio, coloca dois homens à beira de um precipício. Um é do PS, outro do PSD. O primeiro diz ao segundo para saltar, mas o social-democrata prefere esperar pelo socialista. O desenho era já a antevisão de um cenário que não tardaria a chegar: a crise política e económica toma agora conta do país. Por isso, a previsão não andava longe da verdade. Esta não foi a primeira distinção que recebeu, já que o seu trabalho costuma integrar regularmente o catálogo do World Press Cartoon e, em 2006, conquistou o Prémio Nacional de Humor de Imprensa. Mas concorreu ao Stuart por se tratar «do maior [galardão] da imprensa nacional», pelo que este reconhecimento é, no fundo, «um estímulo para continuar a desenvolver o cartoon».

Luís Veloso assume que gostaria «de ter mais tempo para esta atividade», mas por agora pretende continuar a colaborar com O INTERIOR, como tem feito até aqui. «Sinto um carinho muito especial pelo jornal, por ser natural da Guarda, por colaborar desde o número um e por me permitirem que continue a experimentar em liberdade esta forma de comunicação», sublinha. O Prémio Stuart contempla três galardões, a atribuir separadamente nas áreas de Ilustração, Tira Cómica e Cartoon/Caricatura. É organizado pelo El Corte Inglés, em parceria com a Casa de Imprensa, e nesta oitava edição foi a primeira vez que cartoonistas da imprensa regional puderam concorrer. O Grande Prémio (10 mil euros) foi atribuído a André Carrilho, do “Diário de Notícias” pelo cartoon “Wikileaks”, enquanto Susa Monteiro (“Diário do Alentejo”) venceu na categoria Ilustração com “Manuel da Fonseca”. A ilustradora e o autor do “Intertoon” receberem um prémio monetário de 5 mil euros cada.

Catarina Pinto Prémio Stuart de Desenho de Imprensa foi atribuído na semana passada

”Intertoon” conquista prémio Stuart

Sobre o autor

Leave a Reply